Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Primeiro avião com barreira dupla de proteção para cabine do piloto faz voo nos EUA

Medida deve ser obrigatória para todas as companhias aéreas americanas em julho de 2026, mas entrou em vigor na última semana; Southwest Airlines foi a primeira empresa a adotar

31 ago 2025 - 13h42
Compartilhar
Exibir comentários

A Southwest Airlines, companhia aérea americana, começou a voar nesta sexta-feira, 29, com uma proteção extra para a cabine do piloto. A barreira extra — uma espécie de porta móvel — é a primeira a ser implementada em uma aeronave dos EUA.

O objetivo da porta extra entre a cabine do piloto e a área de passageiros é dar mais segurança à tripulação e evitar invasões ao redor do cockpit. A inclusão da barreira em aviões que circulam nos EUA se tornou obrigatória na última segunda, 25, após uma lei aprovada em 2023.

A FAA, órgão responsável pela aviação nos EUA, porém, concordou em estender o prazo até julho de 2026 para as companhias aéreas providenciarem a barreira secundária. Até lá, as aeronaves não são obrigadas a adotar o dispositivo e a lei vale apenas para novos aviões comprados pelas companhias.

Em um vídeo, que mostra a porta se abrindo e se dobrando para a lateral, é possível ver que a barreira tem trancas e tem partes vazadas, para que seja possível ver o outro lado. Ainda não está claro se as portas só serão acionadas no pouso, decolagem e situações de perigo, ou se haverá outros protocolos que incluam o acionamento da barreira.

"Sentimos que poderíamos fazer isso e colocá-lo em produção assim que a aeronave estivesse pronta", disse Justin Jones, vice-presidente executivo de operações da Southwest.

A aeronave que fez o primeiro voo com a porta foi um Boeing 737 Max 8, entregue há poucos dias para a Southwest Airlines. Além da Boeing, a Airbus também já está integrando a porta em seus novos aviões, afirmou a agência de notícias Reuters.

A medida faz parte de um pacote de proteção para viagens aéreas que tem se atualizado desde o atentado de 11 de setembro.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade