Premiação da ApexBrasil celebra as melhores empresas exportadoras de 2025; confira as vencedoras
Categorias englobam indústrias, startups, grandes exportadoras e companhias que impactaram a produtividade brasileira ao longo do ano
A relevância das empresas brasileiras que atuam no mercado global foi celebrada em uma premiação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Promovido em parceria com a Revista Exame nesta quarta-feira, 3, o Prêmio ApexBrasil-Exame: Melhores dos Negócios Internacionais 2025 reconheceu 19 companhias que se destacaram durante o ano.
Em um evento que reuniu empresários, gestores públicos e investidores no Teatro B32, em São Paulo, o segmento comemorou a resiliência das exportações brasileiras em ano de tarifaço e desaceleração da demanda global. "Superamos a crise tarifária com empenho. A palavra deste ano é sucesso", afirma Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.
"O Brasil fez o que chamamos de boa diplomacia. Diferente dos governos passados, voltamos com força para o mercado internacional. Esse evento é o Oscar para quem trabalha com comércio exterior. Uma empresa que exporta, gera mais empregos e se torna melhor para o País", afirma.
Grandes destaques
A cerimônia consagrou empresas, cooperativas, startups, comerciais exportadoras, entidades setoriais, fundos de participação e sociedades de investimentos distribuídas em 19 categorias.
Vencedora da categoria Serviços - Grandes Empresas, a Stefanini é uma multinacional brasileira de consultoria em tecnologia que está presente em cerca de 46 países.
"O País vive uma das piores crises que já enfrentamos. Muitas empresas sofreram sérios impactos com as tarifas impostas pelos Estados Unidos, como a Gerdau, a Weg e a Citrosul", analisa Ailtom Nascimento, VP do Grupo Stefanini. "Mas o setor privado brasileiro é resiliente", afirma.
A análise de Nascimento é de que um setor que sobrevive a crises sai fortalecido porque precisa criar soluções para lidar com os problemas e isso gera inovação. A Stefanini conseguiu driblar este ambiente por conta da capilaridade de atuação. "Não ficamos muito presos a questões econômicas do Brasil porque temos exportações a partir da Índia, Romênia, Polônia e das Filipinas, entre outros países", diz.
Vencedora da categoria Agro - Grandes Empresas, a Café 3 Corações é outra companhia que soube se reinventar para driblar as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos e afirma não ter diminuído as exportações no ano.
Na categoria Indústria - Grandes Empresas, a Intelbras também se destacou por conseguir surfar em águas internacionais neste ano. Prestes a completar 50 anos, a empresa focou no aumento de rentabilidade, fortalecimento do caixa e melhora da eficiência operacional.
Presente em 22 países, a maior parte deles na América Latina, a companhia iniciou um programa de internacionalização que realizou seu primeiro movimento internacional em 2023, ao adquirir 55% do capital social da colombiana Allume Holding, por US$ 4,7 milhões (cerca de R$ 24 milhões).
Franciele Dacas Franzmann, gerente-geral de internacionalização da empresa, entende que os acordos tarifários firmados pelo Mercosul e acordos bilaterais na América Latina são fundamentais para o bom desempenho da empresa. "A oportunidade de expansão foi natural. Existe uma demanda crescente, que é impulsionada pelo aumento na sensação da segurança na região", diz.
"Ainda estamos longe de onde queremos estar, mas estamos avançando no projeto para diversificar o negócio e capilarizar a atuação", acrescenta Franzmann.
Confira os vencedores
- Empresa Exportadora do Ano - Micro, Pequenas ou Médias Empresas: Ybyrá Biodesign;
- Empresa Exportadora do Ano - Grandes Empresas: Marfrig;
- Promoção da Sociobiodiversidade: 100% Agroindústria;
- Desenvolvimento Regional: Comapi;
- Liderança e Diversidade: Plot Kids;
- Cooperativismo 1: Cooperacre;
- Cooperativismo 2: Coxupé;
- Indústria - Micro, Pequenas ou Médias Empresas: Vasap;
- Indústria - Grandes Empresas: Intelbras;
- Serviços - Micro, Pequenas ou Médias Empresas: Capyba;
- Serviços - Grandes Empresas: Stefanini;
- Agro - Micro, Pequenas ou Médias Empresas: Zebuembryo;
- Agro - Grandes Empresas: Café 3 Corações;
- Comerciais Exportadoras: Masterint. Group;
- Promoção Digital: Diagnext;
- Startup: Twiggy;
- Investimento Estrangeiro: Engie Brasil;
- Destaque Projeto Setorial Agro: União Nacional do Etanol de Milho - UNEM;
- Destaque Projeto Setorial Indústria e Serviços: Associação Brasileira das Indústrias de Calçados - Abicalçados.