Pessoas bem-sucedidas nunca fazem isso aqui (e se dão bem)
Empresária muitíssimo bem-sucedida explica qual erro nº1 deve ser evitado
É preciso ter confiança para lançar o seu próprio negócio, mas excesso de confiança pode ser uma receita para o fracasso. Por isso, Alexa von Tobel adverte para não ficar muito envolvido no próprio sucesso.
A fundadora de 39 anos do consultor financeiro online LearnVest contou ao site CNBC Make It que há uma coisa que as pessoas que lançam negócios prósperos nunca fazem, se querem que o sucesso continue: "Nenhum bom empreendedor fica tipo fica achando que está tudo incrível", diz von Tobel.
"Você precisa sempre estar em um estado de paranoia saudável."
Quando von Tobel largou Harvard para lançar o LearnVest após a crise financeira de 2008, ela nunca permitiu que o sucesso inicial da empresa subisse à cabeça. Não importa o quão boa você ache que é a sua ideia de negócio, executá-la com sucesso é "realmente difícil", ela diz, e até mesmo retornos iniciais positivos podem desaparecer rapidamente se você baixar a guarda e deixar de aproveitar esse momento.
"Então, nunca houve um dia em que eu me acomodei achando que estava tudo funcionando bem", ela diz.
Sucesso inicial pode ser ilusório
Essa mentalidade prevaleceu até mesmo quando o LearnVest foi lançado online e "literalmente milhares e milhares de pessoas apareceram" no primeiro dia, fazendo com que o site saísse do ar temporariamente, diz von Tobel. As pessoas estavam claramente animadas com o negócio, e von Tobel sabia que tinha "acertado algo" com a ideia. No entanto, ela não deixou se envolver demais.
"Eu nunca fui dormir à noite pensando: 'Nossa, isso vai funcionar'. Eu pensava: 'OK, isso é um sinal de algo que pode sim funcionar'. Esse era o sentimento."
O excesso de confiança prevalece mais entre os empreendedores do que na pessoa média – o que não é surpreendente, considerando as chances reduzidas que qualquer novo negócio enfrenta para ter sucesso a longo prazo. O mesmo excesso de confiança pode fazer com que as empresas falhem, especialmente devido a grandes apostas arriscadas que fundadores e CEOs podem fazer, as quais podem dar terrivelmente errado.
Empreendedora de primeira viagem
Como empreendedora de primeira viagem, von Tobel não se deixou levar pelo sucesso inicial de sua empresa. Ela traçou um caminho de crescimento gerenciável que ajudou a empresa a alcançar mais de 1,5 milhão de usuários dentro de sete anos após o lançamento, momento em que ela vendeu o LearnVest para a Northwestern Mutual por cerca de US$ 375 milhões em 2015.
Garantir um pouco de "paranoia saudável" não significa que você tenha que viver com medo constante de fracasso, observa von Tobel, ou ter medo de comemorar vitórias, para ser bem-sucedido. Em vez disso, o truque é trabalhar duro e evitar o tipo de excesso de confiança que pode levar a cometer erros graves.
"Eu gostaria que alguém tivesse me dito isso: 'Se você é um ser humano muito trabalhador, que aparece todos os dias e toma decisões boas, sensatas, ponderadas e inteligentes todos os dias, e se fizer isso por uma década, você construirá algo de sucesso real'", diz ela.
Fonte: CNBC Make It