PUBLICIDADE

O que é uma holding, empresa aberta pela família de Larissa Manoela?

Entenda qual a função, os tipos e as vantagens de ter uma holding

2 set 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Larissa Manoela e seus pais, Silvana e Gilberto
Larissa Manoela e seus pais, Silvana e Gilberto
Foto: Reprodução/Instagram/@gilberto / Estadão

Depois de abrir mão de R$ 18 milhões por divergências com seus pais, Silvana Taques e Gilberto Elias, a atriz Larissa Manoela revelou em entrevista ao "Fantástico", da TV Globo, que a administração dos seus bens era feita por uma holding familiar.

A companhia, chamada Dalari, foi aberta em 2014, quando a atriz tinha 13 anos. Os responsáveis pela constituição da holding foram os pais da atriz, que entenderam que a empresa seria melhor para gerenciar o patrimônio e controlar os bens adquiridos pela artista. 

O Terra procurou especialistas para entender as vantagens de ter uma holding. Duas das principais vantagens, segundo apontam, são a otimização tributária, com menos burocracia na transferência dos bens, e a redução dos custos para a sucessão, já que em um CNPJ o custo é menor do que para uma pessoa física. 

“A vantagem de ter uma holding é justamente para facilitar a sucessão de uma família e a gestão de bens. É uma empresa que não tem operação comercial. Ela é montada apenas para administrar o patrimônio”, explica Priscila Albertotti Menezes, assessora da Manchester Investimentos.

Rodolfo Olivo, professor da FIA Business School, afirma também que quem constitui uma holding familiar busca uma maior organização contábil. “Um holding traz uma organização contábil, traz um profissionalismo. É um meio muito usado por quem têm bastante dinheiro e que querem uma estrutura empresarial para cuidar do patrimônio”. 

Confira mais sobre uma holding 

Quais são os tipos de holding?

É possível classificar as holdings em diferentes tipos, dependendo das características das empresas e das atividades exercidas por cada uma delas. Entenda um pouco a função de cada uma abaixo. 

  • Pura:  Objetivo é participar do capital de outras empresas. Exerce apenas os controle sobre suas subsidiárias e não tem participação em qualquer outro tipo de negócio.
  • Mista: Além de participar no capital de outras empresas, exerce alguma atividade empresarial para obter lucros.
  • Patrimonial: Esse tipo de holding está centralizada no proprietário dos bens, que  transfere para a holding seus bens e direitos. 
  • Administrativa: Atua no processo de tomada de decisão das empresas. Tem o objetivo  de melhorar e otimizar o controle das companhias, oferecendo uma administração profissional.
  • Holding de controle: Controla outras companhias e exerce a gestão das empresas subsidiárias. O objetivo é deter o controle societário de uma ou mais empresas para assegurar a gestão sobre o próprio negócio.
  • Holding de participação: A participação nesse tipo de holding é minoritária devido aos interesses particulares.
  • Holding familiar: O controle do patrimônio de uma ou mais pessoas da família fica sob responsabilidade desta empresa.

Quais as vantagens de ter uma holding?

  1. Patrimônio blindado como pessoa jurídica: 
  2. Simplificar a transmissão do patrimônio
  3. Benefícios tributários, como compra e venda e locação de imóveis próprios
  4. Redução de imposto de renda;
  5. Otimização patrimonial;
  6. Apoio de advogado e contador.
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade