Morre Ivoncy Brochmann Ioschpe, presidente emérito do conselho da Iochpe-Maxion
Executivo, morto aos 82 anos, esteve à frente da companhia de autopeças criada por seus familiares em 1918 ao longo de 60 anos
Faleceu hoje, aos 82 anos, Ivoncy Brochmann Ioschpe, presidente emérito do Conselho de Administração da Iochpe-Maxion, uma das maiores empresas do setor de autopeças do Brasil.
Gaúcho de Marcelino Ramos (RS), ele esteve à frente da companhia criada por seus familiares em 1918 ao longo de 60 anos. Foi diretor-presidente do grupo até 1998 e presidente do Conselho de Administração até 2014.
O cargo hoje é ocupado por seu filho Dan Ioschpe, também presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Dan substituiu o pai nos cargos.
Ivoncy, conforme nota da empresa, sempre buscou novas oportunidades de negócios para o grupo, que inicialmente operava no setor madeireiro.
"Foi assim com a entrada da companhia em diversos setores de atividades e, por fim, com a consolidação de suas atividades nos segmentos automotivo e ferroviário", informa a empresa.
Hoje o grupo é líder mundial na produção de rodas automotivas e um dos principais produtores de componentes estruturais automotivos nas Américas, com fábricas em mais de 30 países. Atualmente é presidida por Marcos de Oliveira, ex-presidente da Ford do Brasil.
O executivo também se destacou no campo social e humano, por meio de sua dedicação à Fundação Iochpe ao longo de mais de 30 anos.