Estratégias para fortalecer sua marca e vender mais online
Segundo o Sebrae, 73% dos consumidores preferem marcas com valores claros, especialmente no comércio eletrônico, onde a confiança determina
Criar uma marca sólida vai além da estética. Realizar o planejamento estratégico, alinhando valores e objetivos, crescimento das vendas e a fidelização do cliente é uma tarefa difícil, mas muito importante para o negócio.
Crie sua página profissional e ganhe domínio e e-mail grátis, no plano anual!
O relatório Tendências para o Terceiro Setor em 2025, produzido pela Rede Mulher Empreendedora, aponta que empresas com branding consistente têm 30% mais chances de fidelizar clientes e 25% mais chances de aumentar receita.
Segundo pesquisa publicada pela ANPAD, o empreendedor brasileiro pode criar uma boa marca seguindo quatro etapas fundamentais para alcançar um branding eficaz:
- definir uma proposta de valor clara e única
- compreender profundamente o público-alvo
- manter uma identidade visual coerente
- consolidar dados para a construção da reputação digital.
O relatório ainda informa que 70% das empreendedoras usam redes sociais como principal canal de vendas, sendo Instagram e WhatsApp líderes no segmento. Mas atrair seguidores não basta: é necessário trabalhar retenção e relacionamento.
Dados do Sebrae revelam que empresas que investem em marketing de conteúdo crescem 2,7 vezes mais do que as que não adotam essa estratégia. Negócios que aplicam personalização baseada em dados registram aumento de até 40% no ticket médio, reforçando a customização de estratégias conforme o perfil comportamental do seu público.
Empresas que implementam estratégias de Customer Success aumentam a retenção em 60% e recebem 35% mais indicações, segundo a RME. No e-commerce, experiências positivas impulsionam recomendações orgânicas, reduzindo custos com aquisição de novos clientes.
Conheça seu mercado antes de expandir operações
Segundo o Sebrae, 47% das pequenas empresas fecham nos dois primeiros anos por falta de controle financeiro. Por isso, o planejamento é indispensável para reinvestir com segurança, sem se deixar levar pelas tendências do mercado que se consomem muito rápido e podem não gerar lucro.
*Este conteúdo foi produzido a partir do artigo Branding empreendedor: como construir sua marca em 4 passos (24 de agosto de 2023) e otimizado com suporte de inteligência artificial.