70% dos empreendedores esperam cenário econômico pior em 2025
Pesquisa 'Raio X do Empreendedor 2025' da G4 mapeia desafios e prioridades do empresariado, com destaque para percepção negativa sobre o cenário econômico para 2025 e áreas de investimentos prioritárias.
Com o objetivo de diagnosticar desafios e prioridades do empresariado em 2025, a G4, base de dados sobre o pequeno e médio empresário brasileiro, lança a pesquisa “Raio X do Empreendedor 2025”. Mapeamento revela que o sudeste (29%), sul (21%) e nordeste são os três principais polos da economia empresarial no país, sendo metade (51%) das empresas de pequeno porte, com faturamento de até R$4,8 milhões; segmento de Serviços é maioria no mercado com 54%, seguido pelo Comércio (27%) e Indústria (15%).
Com alta da taxa de juros e Selic acima dos 13%, cerca de 67% dos entrevistados têm percepção negativa sobre o cenário econômico para 2025. Apenas 16% dos empreendedores acreditam que a situação melhorará.
Cenário em 2024
Apesar da visão pessimista, podendo avaliar de 0 a 5, cerca de 41% dos empreendedores assinalaram como 4 suas atividades e resultados no último ano, indicando uma performance consistente e acima da média. Outros 37% disseram ter tido ganhos regulares e apenas 6% enfrentaram dificuldades mais significativas em atingir metas. Cerca de 35% das empresas cresceram acima de 20%, indicando estratégias bem-sucedidas de expansão; outras 30% cresceram até 20%, mostrando que mesmo em cenários desafiadores é possível obter resultados positivos.
“A trajetória do empreendedor no Brasil é repleta de desafios, mas são esses obstáculos que nos convidam a evoluir de forma disruptiva. Apesar da instabilidade econômica, para 50% das organizações que participaram do estudo, não houve impacto relevante, e outros 12% ainda conseguiram se beneficiar do contexto, evidenciando resiliência e capacidade de adaptação.”, comenta Misa Antonini, CEO da empresa G4. Quanto às expectativas para 2025, a executiva afirma que o empresariado brasileiro está diante de um cenário mais desafiador e que demanda ação e estratégia.
Desafios e objetivos para 2025
Entre os desafios para este ano, o mais citado, com 21%, foi o setor Vendas e Marketing: que engloba aquisição e retenção de clientes, precificação e geração de demanda. Seguida por Pessoas e Talentos (17%) - dificuldade com contratação, retenção, capacitação e produtividade de pessoas; Gestão Estratégica (16%) - direcionamento, governança, tomada de decisão; e Financeiro (14%) - fluxo de caixa, acesso a crédito, rentabilidade, custos elevados.
Diante desse cenário, as áreas como prioridades para investimentos ao longo do ano são: Eficiência Operacional (32%), Inteligência Artificial (24%), Acesso a Novos Mercados (17%), Inovação em Produtos e Serviços (14%) e Crescimento de Crédito (6%). Chama a atenção que setores como Logística e Infraestrutura (2%) e Expansão Geográfica (0,34%) são os que têm menor prioridade.
Os respondentes, em sua maioria, foram sócios ou fundadores (62%), Gerentes (11%), Diretores (9%) e Presidentes ou CEOs (4%), de empresas com a receita anual de R$1 milhão até R$ 500 milhões.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.