Master Imobiliário 2025 premia obras que retratam os novos rumos da moradia e dos negócios no País
Em 31ª edição, premiação idealizado pela Fiabci e pelo Secovi-SP em parceria com o 'Estadão' reconhece projetos pensados por quem soube se adaptar às oportunidades do setor
O aniversário de 31 anos do prêmio Master Imobiliário celebra o bom momento do mercado brasileiro ao condecorar projetos cujos idealizadores souberam se adaptar às oportunidades do setor nos últimos anos. Da retomada do mercado de escritórios no pós-pandemia à força do segmento de alto padrão, a premiação reconheceu experiências bem-sucedidas e capazes de inspirar o desenvolvimento da atividade imobiliária.
Idealizado pela Federação Internacional Imobiliária (Fiabci) capítulo Brasil e pelo Sindicato da Habitação (Secovi-SP), em parceria com o Estadão, o evento coloca luz nas tendências do setor imobiliário desde 1994. Neste ano não foi diferente.
"Este prêmio celebra a excelência. Tem muita coisa nova acontecendo, dos imóveis compactos perto do metrô aos complexos que integram habitação e comércio. É um setor que acompanha o que acontece na sociedade, e esta premiação celebra as empresas que foram melhor nestas tendências", comenta Erick Bretas, CEO da S/A O Estado de S. Paulo.
Em cerimônia realizada no Clube Atlético Monte Líbano nesta terça-feira, 30, o Master Imobiliário reconheceu experiências bem-sucedidas, capazes de inspirar e influenciar positivamente o desenvolvimento global da atividade imobiliária.
Ao todo, 25 prêmios foram distribuídos para diversos segmentos, incluindo empreendimentos corporativos, residenciais e estratégias de marketing.
"É um grande desafio empreender neste país, as instabilidades econômicas geram desafios enormes. A gente premia o empreendedorismo, o Brasil que dá certo", afirma Rodrigo Luna, presidente do Secovi-SP. "O mercado imobiliário nacional é um dos mais avançados do mundo e esta premiação mostra isso", acrescenta.
Do Itaim a Cuiabá: residenciais que transformam o mercado
Na era dos apartamentos compactos, a construtora Lindenberg se destaca por um empreendimento com unidades amplas no Itaim Bibi. Desenvolvido em parceria com a 7 Bridges Brasil, o Praça Lindenberg Itaim apresenta apartamentos de 191 a 358 metros quadrados, paisagismo assinado por Benedito Abbud e arquitetura de Pablo Slemenson inspirada na cidade de Nova York.
O lançamento, com Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 1 bilhão, ocupará um terreno de mais de 5 mil m² e prevê a entrega de uma praça aberta ao público em uma das regiões mais nobres da cidade.
"Ao invés de apenas construir edifícios, pensamos em oferecer também um espaço de convivência para a cidade. A praça traz de volta o verde em meio a uma região altamente adensada. É um espaço de gentileza urbana que conecta os moradores ao bairro e valoriza a experiência de quem passa por ali", diz Adolpho Lindenberg Filho, CEO da Lindenberg.
Flávio Amary, presidente da Fiabci Brasil, observa que o Master Imobiliário é um termômetro do mercado, pois consagra projetos e profissionais que se destacaram por inovação, impacto urbano e contribuição no desenvolvimento das cidades. "Os vencedores dialogam diretamente com as transformações do setor imobiliário".
E, neste cenário, nenhum segmento foi tão importante para o mercado imobiliário brasileiro quanto o econômico. Só em São Paulo, este segmento foi responsável por 57% dos lançamentos, com impulso do Minha Casa, Minha Vida.
Neste ano, porém, o Master Imobiliário 2025 mira os holofotes em um projeto desenvolvido pela Pacaembu Construtora em Cuiabá, em Mato Grosso.
O Parque do Cerrado é o primeiro lançamento da incorporadora no Estado e engloba três condomínios fechados que contarão com 1.036 casas de 44,02 m² e dois dormitórios, além de um quintal privado. Mas é possível ampliar os imóveis, pois os terrenos têm a partir de 140 m².
As unidades têm um tíquete médio de R$ 220 mil e o empreendimento já foi 100% vendido. "Cuiabá está com números de crescimento altos e tem carência de produtos, sobretudo econômicos", afirma Fred Escobar, diretor de negócios da Pacaembu Construtora. "O MCMV é o pilar de sustentação da companhia. Todas as unidades são vendidas dentro do programa", acrescenta.
Corporativo se recupera e se consolida como força no setor
Em ano que consolidou a retomada do trabalho presencial e impulsionou o mercado de locação de escritórios a um dos melhores da história, um dos projetos de destaque do Master Imobiliário simboliza o avanço do segmento corporativo. Nos arredores da Faria Lima, centro financeiro de São Paulo, o Bothanic coloca a natureza como protagonista.
"Quando o empreendimento chegou para gente, a ideia era ser um projeto residencial, mas entendemos que ele tinha os atributos para ser um comercial de altíssimo padrão", indica Eduardo Sauma Resk, CEO da Conceito Construtora. "É um terreno espaçoso, com excelente localização e um edifício concebido preservando o verde e em torno do pau-brasil que estava ali", comenta.
Mas nem só de Faria Lima vive o mercado de prédios comerciais de São Paulo. O HBR Corporate Pinheiros, localizado na João Moura com a Teodoro Sampaio, fechou um contrato de 20 anos com o Hospital Albert Einstein. O edifício triple-A com 15,5 mil metros quadrados de área locável corrobora a relevância do setor de saúde para o mercado corporativo.
"O projeto é especial não apenas pela arquitetura e localização, mas também pela flexibilidade de abrir o futuro hospital em um empreendimento originalmente concebido para uso de escritórios", analisa Alexandre Nakano, CEO da HBR Realty. "O desenho apresenta linhas orgânicas e abraça uma praça que promove o convívio dos usuários, visitantes e público do entorno", pontua.
Venda recorde reforça papel do marketing
Dados da Abrainc indicam que o número de imóveis vendidos em 2024 atingiu seu maior patamar em 10 anos. Além de programas habitacionais e do interesse dos compradores, a atuação das imobiliárias e profissionais do segmento são diretamente responsáveis pelos resultados. O Reserva Jardim Botânico, desenvolvido em Brasília (DF), é um desses bons exemplos.
A proposta do projeto é ser um bairro planejado com lançamentos ao longo dos próximos anos. Os dois primeiros edifícios foram lançados no final de 2024 com apartamentos de 127 m² a 846 m² e tiveram 90% das unidades vendidas em menos de 24 horas. O bom desempenho comercial é resultado de uma campanha que envolveu redes sociais e outdoors em toda a cidade.
"Trouxemos o ator Rodrigo Hilbert para ser o embaixador do projeto", contextualiza Wesley Costa, Wesley Costa, diretor de marketing da Base Incorporações, que desenvolveu o empreendimento em parceria com a Attos Incorporações. "É um projeto muito diferente do que as pessoas estão acostumadas em Brasília. Estamos criando um bairro em um terreno sinuoso, com vales e declives numa área preservada e próxima ao centro do poder."
Construir uma reputação e chamar a atenção do consumidor em um País com tantos lançamentos também foi o desafio que a Cury Construtora se propôs a superar. O reconhecimento do Master Imobiliário ao empreendimento Heitor dos Prazeres reconhece a intenção do projeto de participar ativamente da revitalização do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro.
O empreendimento, que homenageia o compositor e pintor Heitor dos Prazeres (1898-1966), terá 1.782 apartamentos divididos em dois blocos. Alguns dos quadros do artista foram licenciados e serão usados para compor a identidade visual dos prédios.
"Estamos na 'pequena África', região em que escravos chegavam ao Brasil e com uma grande história. Contratamos institutos de pesquisa e consultoria para trazer parte dessa história para o empreendimento", contextualiza Leonardo Mesquita, vice-presidente de negócios da Cury.
Com unidades entre R$ 400 mil e R$ 500 mil, o Heitor dos Prazeres já teve todas as unidades vendidas. "Por causa da temática, o projeto teve muita exposição e chegou a bastante gente", justifica Mesquita. O lançamento foi tão bem visto pela companhia que impulsionou novos lançamentos homenageando nomes históricos da cultura brasileira, como Pixinguinha, Tia Ciata e Cartola.
Prêmio Hors Concours
A trajetória de Álvaro Coelho da Fonseca, fundador da imobiliária especializada em residências de alto padrão que leva seu sobrenome, foi celebrada com o prêmio Hors Concours do Master Imobiliário. No ano em que a empresa completa 50 anos de fundação, o evento enaltece o empresário que participou ativamente de vários momentos de transformação da cidade de São Paulo.
"Desde os primeiros empreendimentos nos anos 1970, buscamos inovar, oferecendo serviços completos e aproximando clientes, incorporadores e construtores", sintetiza o presidente da Coelho da Fonseca. A imobiliária participou de projetos que se tornaram ícones de São Paulo, como o Parque Cidade Jardim e o Cidade Matarazzo.
Para Fonseca, o segredo da longevidade está na reinvenção constante e na valorização da equipe. "Desde cedo, incorporamos tecnologias e serviços inovadores. Mais recentemente, trouxemos ferramentas de inteligência artificial ao nosso site e processos de compra e venda de imóveis. Acima de tudo, é a capacitação contínua de nossos colaboradores e a atenção às necessidades dos clientes que nos mantêm relevantes", acredita.
Atualmente, Álvaro Coelho da Fonseca atua como membro do Conselho da empresa, hoje liderada pelos filhos. E ele se mantém otimista com o futuro da companhia. "Oportunidades surgem ao combinar inovação, conhecimento do mercado e excelência no atendimento", afirma.
Nesta quarta-feira, 1º, leia as reportagens exclusivas sobre os projetos vencedores no site do Estadão e no caderno especial sobre o Master Imobiliário, na edição impressa.