Maersk completa primeira viagem ao Mar Vermelho em quase dois anos
A empresa de navegação dinamarquesa Maersk anunciou nesta sexta-feira que um de seus navios navegou com sucesso pelo Mar Vermelho e pelo Estreito de Bab el-Mandeb pela primeira vez em quase dois anos, embora atualmente não tenha planos de reabrir totalmente a rota.
A Maersk começou a desviar as embarcações do Golfo de Áden e do Mar Vermelho em torno do Cabo da Boa Esperança em janeiro de 2024, depois que os militantes houthi do Iêmen atacaram navios na área em solidariedade aos palestinos em Gaza.
A Maersk disse em um comunicado na sexta-feira que um de seus navios, o Maersk Sebarok, havia feito o trânsito na quinta e na sexta-feira.
"Embora este seja um avanço significativo, não significa que estamos em um ponto em que estamos considerando uma mudança mais ampla da rede Leste-Oeste de volta ao corredor trans-Suez", disse.
No entanto, a empresa disse que estava considerando continuar com uma "abordagem gradual" para retomar a passagem. No momento, não há viagens adicionais planejadas, acrescentou.