Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lula e Xi Jinping discutem em telefonema 'parceria estratégica bilateral' entre o Brasil e a China

O telefonema durou cerca de uma hora, e os presidentes concordaram em ampliar a cooperação nas áreas de saúde, petróleo e economia digital, segundo a Secom

12 ago 2025 - 20h42
(atualizado em 12/8/2025 às 08h47)
Compartilhar
Exibir comentários
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva deve se encontrar com Xi Jinping na viagem à China
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva deve se encontrar com Xi Jinping na viagem à China
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente da China, Xi Jinping, na noite da segunda-feira, 11, informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), em nota. A ligação durou cerca de uma hora.

Embora a expectativa fosse de que, assim como na conversa com os líderes Nahendra Modi, da Índia, e Vladimir Putin, da Rússia, o telefonema tivesse como foco o tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros, a nota da Secom sobre o conteúdo da ligação não cite o tema.

Lula e Xi Jinping falaram sobre "a parceria estratégica bilateral" entre o Brasil e a China e "saudaram os avanços já alcançados no âmbito das sinergias entre os programas nacionais de desenvolvimento dos dois países".

Segundo a agência de notícias do governo chinês, Xi disse a Lula que os dois países os dois países podem dar exemplo de “autossuficiência” no Sul Global.  O presidente chinês ainda teria dito que as relações entre China e Brasil estão em seu melhor momento. A China indicou que “trabalhará com o Brasil para dar exemplo de unidade e autossuficiência entre os principais países do Sul Global" para "construir conjuntamente um mundo mais justo e um planeta mais sustentável”.

Os dois líderes também se comprometeram "a ampliar o escopo da cooperação para setores como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites", segundo a nota da Secom. "Ambos os presidentes também destacaram sua disposição em continuar identificando novas oportunidades de negócios entre as duas economias."

"A atual conjuntura internacional e os esforços recentes pela paz entre Rússia e Ucrânia" também foram discutidos, de acordo com o comunicado.

O líder chinês ainda informou que enviará "uma delegação de alto nível" à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em Belém, em novembro. Xi disse que "vai trabalhar com o Brasil para o êxito da conferência", segundo a Secom.

A ligação de Lula para Xi foi um pedido do brasileiro. Em entrevista à Reuters, na semana passada, o presidente revelou a estratégia de conversar com líderes do Brics para articular uma resposta conjunta às investidas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade