LSEG vai montar plataforma de liquidação digital compatível com blockchain
A LSEG anunciou nesta quinta-feira que planeja criar um serviço de liquidação para investidores institucionais chamado LSEG Digital Securities Depository, que conectará os mercados de títulos tradicionais e digitais.
Isso permitirá a negociação e liquidação de títulos, ações e ativos do mercado privado tokenizados em várias redes blockchain, mantendo a interoperabilidade com as plataformas de liquidação existentes, disse a operadora da Bolsa de Valores de Londres.
A LSEG enfrenta pressão do investidor ativista Elliott Management para melhorar seu desempenho. O fundo adquiriu uma participação na LSEG e está pressionando por mudanças, após as ações da empresa terem caído mais de 35% no último ano.
A LSEG, que opera uma plataforma baseada em blockchain para fundos privados com tecnologia Microsoft Azure, disse que a primeira entrega do sistema está prevista para 2026.
A empresa formará um grupo de parceiros estratégicos para incluir o feedback do mercado na construção do sistema, com o objetivo de criar um ecossistema no qual os participantes possam se mover facilmente entre os mercados digitais e tradicionais, em diferentes fusos horários e com várias opções de pagamento.
"À medida que a tokenização continua a amadurecer, a interoperabilidade entre a infraestrutura do mercado tradicional e digital será fundamental", disse Angus Fletcher, diretor global de soluções digitais da State Street.
Os principais bancos e instituições financeiras britânicos, incluindo Barclays, Lloyds, NatWest Markets, Standard Chartered e Brookfield, receberam com satisfação a última iniciativa da LSEG.
A Reuters fornece notícias para o terminal Workspace da LSEG e outros produtos.