Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Junho terá bandeira tarifária vermelha patamar 1, com custo adicional a consumidores

30 mai 2025 - 19h26
Compartilhar
Exibir comentários

As contas de luz terão bandeira tarifária vermelha patamar 1 no mês de junho, com custo adicional maior do que o verificado em maio aos consumidores, anunciou nesta sexta-feira a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A cobrança adicional no próximo mês será de R$4,46 a cada 100 kW/h (quilowatt-hora) consumidos, versus custo extra de R$1,885 da bandeira amarela de maio, o que pode impactar a inflação.

"Diante do cenário de afluências abaixo da média em todo o país indicado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), projeta-se uma redução da geração hidrelétrica em relação ao mês anterior, com um aumento nos custos de geração devido à necessidade de acionamento de fontes de energia mais onerosas, como as usinas termoelétricas", afirmou a Aneel em comunicado.

Além da entrada no período seco, que afeta a energia hidrelétrica, ainda principal fonte da matriz brasileira, os custos de geração têm sido afetados por um modelo de precificação mais avesso a risco.

Isso faz com que o preço no mercado de curto prazo aumente, ainda que os reservatórios das hidrelétricas estejam próximos de níveis considerados confortáveis no passado.

Alguns analistas já anteviam a declaração de bandeiras vermelhas ao longo do período seco.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 para indicar aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil.

Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

A bandeira tarifária verde, que vigorou nos primeiros meses do ano, não implica em cobrança extra aos consumidores.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade