INSS suspende operações de crédito consignado de quatro bancos; entenda a decisão
Decisão tem o objetivo de 'cessar as irregularidades'. Banco Inter diz que foi surpreendido pela decisão, Paraná Banco afirma estar em diálogo com o INSS e Cobuccio informa estar prestando esclarecimentos necessários ao órgão; procurada, Facta Financeira não respondeu
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu nesta quinta-feira, 16, as operações de crédito consignado de quatro instituições financeiras.
Desta forma, o Banco Inter, o Paraná Banco, a Facta Financeira e a Cobuccio Sociedade de Crédito Direto não podem mais realizar empréstimos consignados devido ao descumprimento de acordos entre a autarquia e os bancos.
O Banco Inter afirmou, em nota enviada ao Estadão, que foi surpreendido pela decisão e que está em contato com o INSS para entender os motivos. "O Inter reforça ainda seu compromisso com a transparência e o respeito aos clientes, especialmente aposentados e pensionistas", disse.
O Paraná Banco afirmou que tomou conhecimento das razões que motivaram a decisão do INSS e que segue em diálogo com a autarquia para prestar todos os esclarecimentos necessários. "A instituição reforça seu compromisso com a transparência, a ética e a responsabilidade, valores que orientam sua atuação junto a clientes e parceiros", afirmou.
A Cobuccio Sociedade de Crédito Direto também afirmou ter sido surpreendida pela decisão do INSS e estar prestando os esclarecimentos ao órgão para que a situação seja normalizada o quanto antes. "Reforçamos o nosso compromisso com a transparência, a ética e o respeito aos nossos clientes, em especial aposentados e pensionistas, e o cumprimento de todas as normas e regulamentos inerentes a sua operação", declarou.
Procurada pelo Estadão, a Facta Financeira não respondeu até a publicação deste texto. O espaço segue aberto.
A suspensão tem o objetivo de "cessar as irregularidades e salvaguardar o interesse público, até a conclusão definitiva dos processos de apuração", de acordo com o despacho publicado no Diário Oficial da União, assinado pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Junior.
As empresas descumpriram o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) - ferramenta que formaliza uma parceria entre diferentes entidades para cooperação mútua - que tinham com a autarquia, que não esclareceu quais foram as normas desobedecidas.
O crédito consignado é aquele cujas parcelas são descontadas direto na folha de pagamento da aposentadoria. Os aposentados ou pensionistas podem comprometer até 35% do benefício com empréstimo pessoal consignado, 5% com cartão de crédito consignado e 5% com cartão de benefício consignado.
Na semana passada, o INSS proibiu o Banco Master de conceder empréstimos consignados a beneficiários da autarquia devido ao "volume expressivo" de reclamações. Em agosto, o órgão também suspendeu as operações de crédito consignado de outras oito instituições financeiras, que não tinham aderido ao programa Não Me Pertube, que bloqueia ligações indesejadas com ofertas de empréstimo consignado.