Inflação nos EUA sobe acima de previsões e Trump diz que ela 'caiu para nível perfeito'
O republicano disse que, sob o antecessor, Joe Biden, os americanos enfrentavam 'a pior inflação do mundo' e afirmou que o país está ganhando 'talvez trilhões de dólares com tarifas'
Termômetro de inflação nos Estados Unidos, o índice de preços ao produtor (PPI) de julho subiu 0,9% na comparação mensal, acima da expectativa de analistas.
Ainda assim, no mesmo dia da divulgação desse número, nesta quinta-feira, 14, o presidente americano, Donald Trump, afirmou que o país "praticamente" não tem mais inflação e que os americanos enfrentavam "a pior inflação do mundo sob Joe Biden, e agora ela caiu para um nível perfeito".
A declaração foi feita durante coletiva de imprensa na Casa Branca.
O controle da inflação é chave para uma eventual queda de juros. Desde a posse, em 20 de janeiro, Trump vem pressionando o banco central americano, o Federal Reserve (Fed) a derrubar a taxa básica de juros.
Trump também endossou a arrecadação proveniente das tarifas aplicadas por ele às importações de produtos estrangeiros aos EUA. "Estamos arrecadando bilhões, talvez trilhões, de dólares com tarifas", disse, e comemorou os frequentes dados de fechamento dos índices S&P 500 e Nasdaq.