Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Índice STOXX 600 fecha janeiro em alta com ganhos impulsionados por balanços

30 jan 2026 - 16h09
Compartilhar
Exibir comentários

O índice pan-europeu STOXX 600 encerrou em alta nesta sexta-feira, marcando sua maior sequência mensal de ganhos desde 2021, com investidores assimilando lucros corporativos e ‌a notícia de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou um ex-membro do Federal ‌Reserve para o cargo mais alto do banco central dos EUA.

Bolsa de valores de Frankfurt, Alemanha
5 de janeiro de 2026
REUTERS
Bolsa de valores de Frankfurt, Alemanha 5 de janeiro de 2026 REUTERS
Foto: Reuters

O STOXX 600 fechou em alta de 0,64%, a 611,00 pontos, e deve fechar janeiro com ganho de 3% —— sua sétima alta mensal consecutiva.

O setor de bancos subiu 1,7% e liderou os ganhos setoriais, com o espanhol Caixabank em alta de ‍6,7% depois que a instituição financeira disse esperar que a receita com empréstimos e balanços aumente neste ano e no próximo.

O índice de referência espanhol , fortemente influenciado pelo setor financeiro, liderou os ganhos entre os maiores mercados da Europa, com alta de ‌1,66%.

Investidores também ficaram aliviados com a indicação do ex-diretor do Fed ‌Kevin Warsh para chefiar o banco central dos EUA quando o mandato de Jerome Powell terminar em maio. As perspectivas de Warsh serão analisadas nos próximos dias, em um momento em que a Casa Branca tem pressionado pela redução da taxa de juros.

"Warsh é advogado, mas tem alguma experiência com banco central. Portanto, ele preenche os requisitos em termos de credibilidade e oferece um certo grau de continuidade entre o antigo e o novo chair", disse Daniel Murray, diretor global de gestão discricionária de portfólio da EFG International.

"Historicamente, Warsh não era tão favorável a tanto afrouxamento quantitativo. Portanto, a reação inicial é de um pouco mais de cautela, pois ele provavelmente não será tão brando (em relação à inflação)."

Com o Banco Central Europeu (BCE) mantendo sua política monetária, o foco está mais voltado para as perspectivas do Fed em relação à taxa de juros.

Enquanto isso, a temporada de balanços estava a todo vapor na Europa.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,51%, a 10.223,54 pontos.

Em FRANKFURT, ‌o índice DAX subiu 0,94%, a 24.538,81 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,68%, a 8.126,53 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,00%, a 45.527,42 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,66%, a 17.880,90 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,20%, a 8.662,19 pontos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade