PUBLICIDADE

Indicador sinaliza mercado de trabalho favorável à frente

8 nov 2017 - 08h30
(atualizado às 09h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Mulher desempregada observa quadro com oportunidades de emprego em Itaboraí, Rio de Janeiro 31/03/2015 REUTERS/Ricardo Moraes
Mulher desempregada observa quadro com oportunidades de emprego em Itaboraí, Rio de Janeiro 31/03/2015 REUTERS/Ricardo Moraes
Foto: Reuters

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) voltou a subir em outubro, sinalizando um mercado de trabalho favorável nos próximos meses, afirmou nesta quarta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV).

A FGV informou que o IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, registrou no mês passado avanço de 2,3 pontos e atingiu 102,9 pontos.

"A recuperação gradual da economia e as perspectivas de um maior crescimento em 2018 sugerem que a geração de emprego deverá ser mais forte no próximo ano", disse o economista da FGV/IBRE Fernando de Holanda Barbosa Filho em nota.

Segundo ele, o indicador reflete um sentimento de melhora dos empresários nas condições de negócios nos próximos seis meses e também expectativa dos consumidores de um cenário mais favorável para o mercado de trabalho.

Os dados, no entanto, mostram ainda que o Indicador Coincidente de Emprego (ICD), que capta a percepção das famílias sobre o mercado de trabalho, apresentou recuo de 0,5 ponto em outubro e foi a 97,1 pontos, mostrando que a situação atual do mercado de trabalho ainda é difícil.

No terceiro trimestre, o número de desempregados no Brasil foi abaixo de 13 milhões pela primeira vez desde o início do ano e a taxa de desemprego caiu a 12,4 por cento, porém a melhora do mercado de trabalho continua baseada na informalidade.

Veja também:

A moeda que veio para competir com a Bitcoin:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade