Homem encontra nave espacial de R$ 1,1 bilhão abandonada no deserto
O britânico contou que a nave está com sua estrutura comprometida, com boa parte dela marcada por ferrugem.
Um homem britânico, identificado como Greg Abandoned, divulgou que encontrou em um deserto os restos abandonados de uma nave espacial da antiga União Soviética.
A nave espacial denominada de Ptichka, que significa "pequeno pássaro" em russo, é avaliada em 189 milhões de libras, o equivalente a R$ 1,1 bilhão, e foi abandonada antes mesmo de finalizar sua construção.
Greg contou que a nave está com sua estrutura comprometida, com boa parte dela marcada por ferrugem. Não foi divulgado o local em que o veículo se encontra, que foi fotografado em 2019. Greg alega querer "protegê-lo", mas, segundo o jornal, a nave está próxima ao Cazaquistão e teve as fotos divulgadas em um especial sobre objetos espaciais abandonados, publicado no fim do ano passado.
"Soube dos ônibus espaciais em um artigo que encontrei online e não conseguia compreender que, após custarem milhões de dólares, eles estavam abandonados e enferrujando. Há algo sobre o espaço que sempre me fascinou. Este foi o melhor lugar para eu viajar, é o sonho de todo explorador ver isso com seus próprios olhos", disse Greg, ao jornal Mirror.