Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Há riscos de não poder mais fazer Pix? Veja como saber se seu CPF ou CNPJ está irregular

Cerca de 10 milhões de chaves têm problemas e correm o risco de serem canceladas

7 mar 2025 - 12h18
Compartilhar
Exibir comentários

O Banco Central (BC) atualizou na quinta-feira, 6, as regras de segurança do Pix, determinando o cancelamento de chaves associadas a CPFs e CNPJ irregulares. Pelos dados divulgados pelo BC, são 10 milhões as chaves com problemas, sendo 8 milhões ligadas a pessoas físicas CPFs, e outras 2 milhões, a CNPJs.

O governo federal ainda não determinou a partir de quando as chaves Pix irregulares estarão suspensas. Caberá às instituições financeiras, bancos e meios de pagamento onde foi feito o cadastro das chaves o ajuste ou mesmo a exclusão, se for constatada a fraude. Em um primeiro momento, será dado o prazo de um mês para que as instituições financeiras façam as correções necessárias. Após esse período, o BC irá verificar se o bancos cumpriram ou não as regras e poderá até multar quem descumprir as novas normas de segurança.

A medida visa combater fraudes e melhorar a segurança das transações, segundo a autoridade monetária. A regularidade do CPF ou do CNPJ é importante para evitar dificuldades em diversas atividades financeiras e civis, como abrir contas e solicitar empréstimos. Segundo o BC, a nova regulamentação do Pix exclui chaves de pessoas e empresas com cadastro irregular na Receita Federal. Entre os problemas, estão questões como grafia errada no nome de cadastro, pessoas mortas e empresas que estão inaptas ou suspensas.

Novas medidas de segurança do Pix incluem exclusão de chaves com problema
Novas medidas de segurança do Pix incluem exclusão de chaves com problema
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil / Estadão

O que é CPF irregular?

Um CPF "regular" na Receita Federal indica que o cidadão não possui pendências cadastrais. Contudo, existem outras situações que apontam para irregularidades no CPF, sugerindo problemas ou pendências a serem resolvidas:

  • Pendente de regularização: motivo pode ser a falta de declaração do Imposto de Renda. Para ajustar a situação, acesse o Portal E-CAC para verificar e regularizar;
  • Suspenso: cadastro incorreto ou incompleto. Para ajustar, preencha o pedido de regularização no site da Receita e, se necessário, agende atendimento para apresentar documentos;
  • Informação equivocada de titular falecido: agende atendimento na Receita Federal para correção;
  • Cancelado: cancelamento por duplicidade ou decisão administrativa/judicial. Agende atendimento na Receita Federal para correção;
  • Nulo: fraude na inscrição. Agende atendimento na Receita Federal para correção.

Dados da Receita Federal indicam que, das 836 milhões de chaves Pix cadastradas, 769 milhões estão ligadas a CPF, e 8 milhões (1%) apresentam problemas:

  • Grafia errada: 4,5 milhões;
  • Mortos: 3,5 milhões;
  • Suspensos: 30 mil;
  • Cancelados: 20 mil;
  • Nulos: 1.000.

Já das cerca de 39,8 milhões de chaves Pix ligadas a CNPJs, 2 milhões (5%) apresentam problemas

  • Inaptos: 984.881;
  • Baixados: 651.023;
  • Suspensos: 33.386.

Confira abaixo como consultar a situação de seu CPF ou CNPJ

Como consultar o CNPJ

A regularidade do CNPJ é fundamental para que uma pessoa jurídica possa acessar financiamentos, participar de licitações, negociar contratos e abrir contas bancárias na modalidade PJ. Agora, se uma chave Pix estiver associada a um CNPJ irregular, ela não poderá mais ser usada. Para consultar a situação cadastral do CNPJ, é necessário informar o número ou o login e senha do gov.br. Confira os canais e as formas de consulta abaixo.

  • Portal Redesim: o acesso é feito por meio do login e senha do gov.br neste link;
  • Comprovante: é possível consultar a situação do CNPJ também emitindo o comprovante de situação cadastral. Ele está disponível neste link e o acesso é feito pelo CNPJ;
  • Optantes do Simples (MEI): embora todas as duas opções acima sejam disponíveis também para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), no caso dos optantes do MEI, é também possível consultar a situação cadastral neste link.

Como consultar o CPF

Para verificar a situação do seu CPF, é necessário acessar o site da Receita Federal ou o Centro Virtual de Atendimento. Confira abaixo:

  • No site da Receita Federal: a pesquisa é feita informando o número do documento, a data de nascimento e a verificação de segurança (CAPTCHA);
  • Centro Virtual de Atendimento: o acesso é feito pelo site do E-CAC, usando login e senha do gov.br

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade