Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

FUP indica aceitação de proposta da Petrobras e sinaliza fim da greve

22 dez 2025 - 17h23
(atualizado às 18h59)
Compartilhar
Exibir comentários

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) indicou a aceitação da última contraproposta da Petrobras para o acordo coletivo de trabalho, sinalizando a suspensão do movimento grevista que completou uma semana nesta ‌segunda-feira.

"Após a Petrobras garantir que não haverá punições para os grevistas e que todas as ‌empresas subsidiárias irão acompanhar o acordo conquistado, o Conselho Deliberativo da FUP, por ampla maioria, indicou a aceitação da contraproposta e a suspensão da greve", afirmou coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, em mensagem no Instagram.

Bacelar disse que vários pedidos foram atendidos na reunião desta segunda-feira ‍com a empresa, que "se somam aos avanços que a greve já havia arrancado e que resultaram no atendimento dos três eixos da campanha reivindicatória".

Agora os 14 sindicatos que integram a FUP deverão votar sobre a greve em assembleias locais, avaliando a ‌indicação do conselho da federação.

Embora a FUP tenha divulgado ao ‌longo da última semana ampla adesão à greve em unidades produtoras de petróleo nas bacias de Campos e Santos, além de refinarias, a Petrobras vem destacando que o movimento grevista não afetou os volumes produzidos, já que a empresa acionou equipes de contingência.

Entre os pontos reivindicados, petroleiros queriam um compromisso da Petrobras de que será possível reduzir substancialmente descontos extras nas folhas de pagamentos de aposentados e pensionistas envolvidos nos Planos de Equacionamento do Déficit (PEDs), que ocorrem desde 2018, decorrentes de problemas de gestão dos fundos de décadas atrás.

Além da questão do desconto em folha, os sindicatos também pressionaram por melhorias na proposta de acordo coletivo de trabalho feita pela Petrobras, que ofereceu 0,5% de ganho real, contra os 3% defendidos pelos petroleiros, além de outras demandas da categoria.

Na mensagem no Instagram, o sindicalista não detalhou os avanços acordados com a Petrobras.

Em nota divulgada após a manifestação da FUP, a Petrobras afirmou que apresentou no domingo ajustes em ‌sua última proposta de acordo coletivo, "contemplando avanços nos principais pleitos sindicais".

"Com essa medida, a companhia demonstra seu compromisso com o entendimento com a categoria e busca a suspensão do movimento grevista", disse a empresa, sem detalhar os pleitos atendidos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade