Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fitch rebaixa nota do Banco Master e revisa para negativa a perspectiva do BRB

Segundo agência de classificação de risco, ratings refletem a não aprovação regulatória da transação e o potencial de pressão adicional sobre a liquidez

9 set 2025 - 19h38
(atualizado às 21h06)
Compartilhar
Exibir comentários

A Fitch rebaixou o rating do Banco Master de B+ para B- e revisão a perspectiva do BRB para negativa. A mudança ocorre após o Banco Central ter rejeitado a proposta de transação entre as duas instituições, informou a agência.

"Essas ações são consistentes com as considerações de sensibilidade de rating negativo da Fitch publicadas em abril de 2025, que previam a não aprovação regulatória da transação e o potencial de pressão adicional sobre a liquidez, bem como o acesso a financiamento para o Master e capital para o BRB", escreve a instituição em relatório.

"Entendemos que, sem a operação com o BRB, há pressão adicional no funding e liquidez de curto prazo", afirmou ao Estadão/Broadcast o diretor de bancos na América Latina da Fitch Ratings, Jean Lopes. Segundo ele, o Master é uma instituição totalmente diferente daquela que a Fitch atribuiu a nota anterior 'b+' e a mudança feita é baseada somente na rejeição da transação com o BRB, uma vez que ainda não há dados públicos sobre números de balanço.

Lopes diz ainda que os critérios que ficaram mais evidentes nesta mudança de rating são riscos relacionados ao perfil dos negócios, de possível descasamento dos vencimentos de curto prazo e uma pressão para refinanciamento da captação; e de liquidez. "O que será mais prejudicial no banco no primeiro momento (com a rejeição da transação com o BRB) será a execução de estratégia, de gerar receita, buscar novos canais de funding dada à imagem prejudicada."

Ele lembrou também que há agora novas limitações para emissão de certificados de depósitos bancários (CDBs) decorrentes de mudanças na regra do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que aumentam a pressão no funding e liquidez da instituição.

BRB

A Fitch destacou que os IDRs e os Ratings Nacionais do BRB continuam sustentados pelo apoio do seu acionista controlador, o Governo do Distrito Federal (GDF), refletindo tanto a capacidade quanto a disposição do governo em oferecer suporte ao banco, caso seja necessário. A agência acrescentou que o rating de viabilidade foi mantido em 'b-', por refletir o perfil de crédito próprio da instituição.

Nota do Banco Master foi rebaixada após BC rejeitar compra pelo BRB
Nota do Banco Master foi rebaixada após BC rejeitar compra pelo BRB
Foto: Banco Master/Divulgação e Paul / Estadão

Segundo a Fitch, com a transação rejeitada, as incertezas relacionadas à integração diminuíram. No entanto, desafios estruturais de capitalização persistem ao longo do horizonte de planejamento, juntamente com indicações de atraso no reforço de capital, o que mantém a reservas de capital regulatório modestos em relação às ambições de crescimento do banco.

A revisão da perspectiva do perfil de negócios para negativa, por sua vez, reflete incertezas sobre a obtenção de ganhos de escala sem a consumação da transação com o Master.

Por fim, a Fitch destaca que o rating captura o risco de pressões adicionais de curto prazo, enquanto a agência monitora a trajetória das métricas de liquidez, acesso ao mercado e execução contra o plano de negócios, consistente com considerações de sensibilidade negativa relacionadas a não aprovação regulatória e potencial deterioração nas condições de financiamento.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade