Festas de 15 anos viram superproduções e abrem nicho
As festas de 15 anos já não são mais as mesmas. Há pelo menos cinco anos, segundo empresas do setor, elas têm se sofisticado e ganhado ares - e preços - de casamento. Tomando como base um evento para 100 convidados, a comemoração pode custar de R$ 15 mil - no caso das celebrações mais simples - até R$ 50 mil.
"Não existe diferença de preço entre uma festa de debutante e um casamento", afirma José Eduardo Bueno, sócio-proprietário da Tai Produções, do Rio de Janeiro. "Se antes a menina tinha que escolher entre viajar e fazer a festa, hoje ela pode fazer a festa e, no ano seguinte, viajar", completa Altair Braga, também sócio-proprietário da Tai.
Junto a isso, soma-se a crescente aposta em inovação das organizações do ramo como forma de se diferenciar da concorrência. Segundo Altair, as empresas buscam maneiras de se destacar no mercado oferecendo um serviço personalizado e uma festa recheada de novidades.
"As meninas, que são quem mais faz festa de debutante, não querem simplesmente uma comemoração. Elas querem a festa mais criativa e com mais glamour. Existe muita competição entre elas", diz.
Mesmo assim, o empresário estima que 2012 não será um ano tão bom para os negócios. "O primeiro trimestre foi bem fraco, se comparado com o ano anterior. A economia desacelerou", aponta. Apesar disso, ele garante que apostar em festas de 15 anos ainda é um negócio rentável.
Neste ramo, a indicação - ou o famoso boca a boca - é fundamental. "Sessenta por cento dos meus clientes ou conheceram o meu trabalho em outras festas ou foram indicados por amigos que já tinham comprado minhas lembranças", conta Rachel Cuocolo, proprietária da empresa Officina do Brigadeiro, de São Paulo, que comercializada lembrancinhas para festas.
Desde que iniciou as operações, em 2009, a Officina do Brigadeiro vem crescendo a uma média de 20% ao ano. Rachel explica que as famílias - a sua empresa trabalha principalmente com a classe A - não poupam na hora da comemoração. "Muitas vezes, é o sonho de todos. Então, eles parcelam em quantas vezes for preciso para torná-lo realidade", afirma.
Altair recomenda que só aposte nessa área o empreendedor que gosta de festas e não tenha problemas em abrir mão dos finais de semana. A sua empresa, que cuida desde a parte de gravação e fotos até a decoração e o bufê, tem 12 anos e ele diz que esteve em todas as festas feitas por eles desde o início.
Tendências
Na opinião de José Eduardo, a tendência mais marcante do setor é o aumento das festas. "Elas estão cada vez maiores, feitas para mais convidados, o que envolve gastos elevados e contratação de mais pessoas", conta. A Tai Produções contrata profissionais freelancers para cada evento e, no dia da festa, coordena o trabalho deles.
Não existe, na opinião de Altair, um estilo único de decoração para todas as festas. "O que vale é o que o cliente quer. A personalização e a festa com a cara da aniversariante é o que mais sai", conta.
Para isso, os empresários precisam ser criativos. José Eduardo conta que, depois de ter visto um show na internet do músico David Guetta, ele e o sócio tiveram a ideia de reconstruir o robô usado na apresentação do DJ. "Usamos para abrir a pista de dança. É um acessório a mais que colocamos à disposição dos clientes", exemplifica.
Ele diz que outra forma de se diferenciar é incrementar as coreografias. "Não existe mais damas e cavalheiros. A aniversariante se reúne com amigas e monta uma coreografia. Indicamos coreógrafos e figurinistas", conta.
Na entrada da festa, há aniversariantes que optam pelo "camarim divertido": espaço em que os convidados tiram fotos com fantasias e acessórios e recebem a imagem na hora, com o logotipo da empresa e uma mensagem da dona da festa.
Com as lembranças, acontece o mesmo. Rachel diz que mães e filhas se apegam aos detalhes da festa, justamente para torná-la única. Por isso, é importante o contato com o cliente para que a empresa e ele possam decidir, juntos, o que cabe melhor.
"Às vezes, a menina quer algo que os pais não podem bancar. Meu trabalho é chegar o mais próximo do desejado, respeitando a parte financeira", explica. Entre os itens mais pedidos, estão o brigadeiro de potinho e o brownie.
O tipo de festa solicitada com mais frequência é aquela que se assemelha a uma balada. "Os adolescentes não querem nada que lembre muito as tradicionais festas de 15 anos. O universo teen, com bastante música e cores, é o mais pedido", afirma Altair