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Falta de motivação atrapalha o desempenho no trabalho

A importância da motivação para o desempenho da equipe.

23 fev 2022 - 04h00
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Rodolfo Carvalho, CEO da Incentivar
Rodolfo Carvalho, CEO da Incentivar
Foto: Reprodução

Desenvolver e manter a motivação no trabalho está sendo um dos maiores desafios organizacionais na era pós-vacina. Isso ocorreu porque com o avanço das variantes, muitas empresas que iriam retornar ao presencial, brecaram a decisão, e não têm prazo de retorno. Logo, manter um ritmo motivacional nas equipes é algo que está exigindo um aprimoramento a mais dos líderes.

Os gestores das empresas já perceberam que o ativo mais importante que possuem são as pessoas. O sucesso do negócio é sinérgico assim como os funcionários se sentem no ambiente.

É importante ressaltar que uma pessoa motivada tem desejos que vão além de somente ganhar dinheiro. Este indivíduo tende a atuar com propósito para o crescimento da empresa e do todo. E para isso, a chave é o relacionamento harmonioso entre líderes, colaboradores e parceiros. Uma comunicação 360 é o que garante um relacionamento equilibrado corporativo.

Em números: 72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho e 63% dos casos de insatisfação estão atribuídos a problemas de relacionamento interpessoal, revelou a pesquisa da Isma Brasil (International Stress Management Association). Para mitigar esses ruídos de comunicação se torna essencial cursos e treinamentos para os líderes. Para que noções como empatia, foco, e comprometimento sejam repassados aos demais colaboradores.

É natural que uma pessoa deseje uma carreira de sucesso. Para as empresas, reter esses funcionários que têm metas é um desafio. Por isso, oferecer bem-estar no ambiente de trabalho, integração de equipe, reconhecimento de performance, criar programas de ascensão profissional, e estabilidade financeira se tornam ações primordiais.  

Uma pesquisa da consultoria Right Management feita em 15 países confirmou que pessoas motivadas no trabalho rendem até 50% mais, além de diminuir o turnover.  

Falta de motivação atrapalha o desempenho no trabalho:

Para diminuir a rotatividade, e ir ao encontro da pesquisa acima, o Marketing de Incentivo se apresenta com uma ferramenta inovadora. Por meio do software de incentivo é possível ter resultados  para o ambiente do negócio e na qualidade de vida do time. O cliente consegue identificar o valor da marca, já que os colaboradores se tornam embaixadores do negócio por acreditarem no que fazem e são recompensados. 

Além disso, contar com a metodologia de incentivo dentro da sua empresa impacta nos processos de RH, já que ao contratar uma empresa de tecnologia que promova o software de incentivo otimiza o tempo do Recursos Humanos e diminui a necessidade de novas contratações.

Os métodos de incentivo já são adotados por 56% das empresas de acordo com o estudo da AMPRO (Associação de Marketing Promocional). Um funcionário que se sente motivado, incentiva e encoraja outras pessoas a irem em busca do mesmo objetivo.

(*) Rodolfo Carvalho é CEO da rede Incentivar - Software que faz marketing de incentivo personalizado para cada tipo de empresa.

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