Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Estamos preparados para enfrentar com altivez', diz ministro da Agricultura sobre nova retaliação dos EUA

Nesta semana, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, ameaçou novas sanções contra o Brasil por causa da condenação de Bolsonaro

17 set 2025 - 12h07
(atualizado às 12h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O ministro Carlos Fávaro afirmou que o Brasil está preparado para enfrentar possíveis sanções dos EUA, destacando a soberania nacional e a independência dos poderes, enquanto classificou como incoerente a postura norte-americana diante da condenação de Jair Bolsonaro.
Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária, deu entrevista nesta quarta-feira, 17, a veículos de imprensa
Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária, deu entrevista nesta quarta-feira, 17, a veículos de imprensa
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, comentou a ameaça feita pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, de apresentar novas sanções contra o Brasil em resposta à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, nesta quarta-feira, 17, Fávaro disse que o governo está "preparado para enfrentar com altivez". 

"O Brasil é soberano, o Brasil é dos brasileiros. Nós temos uma Constituição efetiva, que tem a independência dos poderes. Não tem lógica nenhuma e, graças a Deus, o governo e o Executivo não têm como interferir em decisões do Supremo Tribunal Federal (STF)", afirmou o ministro.

Fávaro acrescentou que espera que não venham nenhuma medida de retaliação e chamou de "incoerente" a postura dos EUA. 

Secretário de Estado afirma que EUA responderão à condenação de Bolsonaro :

Na última segunda-feira, 15, Marco Rubio falou sobre a condenação de Bolsonaro em entrevista à Fox News. Ele chamou o episódio de "campanha crescente de opressão judicial". "Portanto, haverá uma resposta dos EUA a isso, e é isso - teremos alguns anúncios na próxima semana ou algo assim sobre quais medidas adicionais pretendemos tomar", afirmou. 

Os produtos exportados pelo Brasil aos EUA já estão sendo taxados em 50%, também por causa do julgamento envolvendo o ex-presidente Bolsonaro. Quando o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou a tarifa, ele escreveu que Bolsonaro estaria sendo alvo de uma "caça às bruxas" e exigiu medidas do governo brasileiro com relação ao caso. 

O ex-presidente foi condenado a 27 anos e três meses de prisão pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Esta é a primeira vez na história do País que um ex-chefe de Estado é condenado por crimes de tentativa de golpe.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade