Entregas da Volkswagen caem 4% no 1º tri com demanda fraca na China e nos EUA
A montadora alemã Volkswagen reportou uma queda de 4% nas entregas globais nos primeiros três meses de 2026, devido à fraca demanda na China e nos Estados Unidos.
O grupo está lutando para estancar as perdas em importantes mercados estrangeiros, enfrentando uma concorrência cada vez maior de rivais chineses como a BYD e a pressão das tarifas e do fim dos subsídios para veículos elétricos nos Estados Unidos.
As entregas do primeiro trimestre caíram 15% na China e 20,5% nos EUA, informou a Volkswagen em comunicado.
"O primeiro trimestre de 2026 foi mais uma vez caracterizado por condições econômicas e geopolíticas muito desafiadoras", disse o diretor de vendas, Marco Schubert, acrescentando que o mercado automotivo global estava em declínio.
A desaceleração da China também afetou as marcas da Volkswagen, como a Porsche e a Audi, cujas entregas trimestrais no maior mercado automotivo do mundo caíram 21% e 12%, respectivamente.
Outrora um motor de crescimento fundamental para as montadoras alemãs, a China tornou-se um grande desafio para a Volkswagen e suas rivais, como a Mercedes-Benz e BMW, à medida que uma guerra de preços acirrada com marcas locais de rápida rotatividade reduz as margens de lucro.
Em preparação para o Salão Automóvel de Pequim, no final deste mês, a Volkswagen aposta numa onda de novos veículos elétricos desenvolvidos com parceiros locais para recuperar terreno na China.
Estão previstos também lançamentos de novos modelos na Europa, onde o grupo manteve o crescimento no primeiro trimestre.
De acordo com o comunicado, as entregas aumentaram 4% na Europa Ocidental e 8% na Europa Central e Oriental.