0

Entenda o que é SaaS e como isso pode ajudar o seu negócio

5 nov 2015
18h40
  • separator
  • comentários

Durante as primeiras décadas de desenvolvimento da computação, quase a totalidade dos programas (softwares) precisavam ser comprados em uma mídia física e instalados em uma máquina. Quem precisasse utilizá-los em outro aparelho precisava adquirir outra cópia. Para resolver esse problema, surgiram modelos de distribuição como o Software as a Service (SaaS).

Se você tem uma empresa que depende de diversas aplicações e ainda não sabe o que é isso, entenda a seguir e confira vantagens de adotar este modelo.

Se os processos de sua empresa ainda dependem de softwares que precisam ser comprados em loja, está na hora de conhecer o modelo SaaS. Foto: iStock, Getty Images
Se os processos de sua empresa ainda dependem de softwares que precisam ser comprados em loja, está na hora de conhecer o modelo SaaS. Foto: iStock, Getty Images
Foto: Destino Negócio

Se os processos de sua empresa ainda dependem de softwares que precisam ser comprados em loja, está na hora de conhecer o modelo SaaS. Foto: iStock, Getty Images

O que é SaaS?

SaaS é uma termo que descreve qualquer tipo de serviço em que os consumidores podem acessar softwares pela internet. Nesse modelo, o programa é baseada na “nuvem” e pode servir para uma ampla gama de tarefas.

Você pode nunca ter ouvido falar nesse termo antes, mas certamente conhece empresas que atuam com esse modelo. O que Google, Facebook e Twitter têm em comum? Todas são empresas SaaS.

Contudo, esses são apenas os exemplos mais famosos. Softwares para uso no escritório são os melhores exemplos de como utilizar SaaS no ambiente profissional corporativo. Tarefas como contabilidade, emissão de faturas, vendas e planejamento são alguns exemplos de ações que podem ser realizadas por este tipo de programa.

Software-on-demand

O termo Saas também pode ser substituído por software-on-demand, que refere-se ao fato de que, nesse modelo, a aplicação é “alugada” em vez de comprada. No comércio tradicional de softwares, o comerciante comprava o programa em uma loja – física ou virtual – e instalava em seu computador – a licença da aplicação muitas vezes limita o número de usuários e aparelhos em que ela pode ser instalada.

Por outro lado, o modelo SaaS adota a assinatura – normalmente mensal – em vez da compra. O software é adquirido apenas online, os arquivos são salvos na nuvem e podem ser acessados a partir de qualquer computador.

Se for necessário fazer uma mudança, basta cancelar a assinatura e trocar por outra. Já no modelo convencional, era preciso comprar o mesmo programa múltiplas vezes e instalá-lo nas máquinas uma a uma, uma tarefa tão custosa em termos financeiros como de tempo, que praticamente inibia que empresas trocassem de fornecedor.

Vantagem de trocar para SaaS

  1. Menores gastos

Softwares-on-demand não exigem capacidade de processamento para rodar as aplicações, uma vez que isso é oferecido pela nuvem.

  1. Sem custos iniciais

As aplicações estão prontas para serem usadas logo após serem assinadas.

  1. Uso escalável

Se o usuário decide que precisa de mais espaço de de armazenamento ou serviços adicionais, eles podem solicitar isso por encomenda, sem precisar instalar outro software.

  1. Atualizações automáticas

Sempre que uma atualização é disponibilizada, todos os usuários podem baixá-la online e, geralmente, de graça.

  1. Compatibilidade entre dispositivos

Na maioria dos casos, os softwares podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso internet – seja computador, telefone ou tablet.

  1. Acessibilidade

Em vez de serem restritos a um único ou poucos dispositivos, uma aplicação SaaS pode ser acessada em qualquer lugar.

  1. Customização

Geralmente, softwares-on-demand possibilitam que sejam feitas alterações para adaptá-los às necessidades dos clientes.

Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias. Não esqueça de compartilhar esse artigo com seus seguidores nas redes sociais.

Publicado em Entenda o que é SaaS e como isso pode ajudar o seu negócio por Destino Negócio.

Destino Negócio

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade