Empresa chinesa pretende concluir testes de spray com ingrediente ativo da Wegovy até 2028
A Shanghai Shiling Pharmaceutical pretende concluir até 2028 os ensaios clínicos globais de um spray experimental para controle de peso que utiliza o mesmo ingrediente ativo da caneta injetável para obesidade Wegovy, da Novo Nordisk, informou a empresa chinesa de biotecnologia nesta terça-feira.
A farmacêutica dinamarquesa Novo , a Eli Lilly e a chinesa Innovent Biologics têm disputado participação no mercado chinês, à medida que os pacientes do segundo maior mercado farmacêutico do mundo passam a utilizar injeções semanais, como o Wegovy, que contém semaglutida.
A Shiling disse em comunicado à Reuters que seu spray nasal de semaglutida em desenvolvimento seria particularmente adequado para uso a longo prazo, e o custo do medicamento experimental também era menor do que os comprimidos contendo semaglutida.
A empresa, que detém patentes na China, nos Estados Unidos, na Europa e no Sudeste Asiático, disse que avançaria para os principais mercados farmacêuticos após concluir os testes.
Um porta-voz da Novo, cuja patente do ingrediente semaglutida está prevista para expirar na China em março, disse à Reuters: "Gostaria apenas de lembrar que as patentes da semaglutida estão em vigor até 2031/32 na UE/EUA".
Algumas farmacêuticas chinesas também estão desenvolvendo suas próprias versões do Wegovy antes do vencimento da patente do ingrediente semaglutida da Novo na China.