Script = https://s1.trrsf.com/update-1749766507/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Eike Batista: novos planos do empresário envolvem criptomoeda com seu nome e 'supercana'

Captação com a $EIKE será uma alternativa para viabilizar negócio, que, segundo ele, tem investimento de fundo árabe

9 mar 2025 - 14h10
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de uma década após a queda da OGX, Eike Batista retorna ao setor de energia, focando agora em combustível sustentável de aviação (SAF) produzido a partir de uma nova variedade de cana-de-açúcar, a "supercana". O projeto, chamado BRX, será desenvolvido em Quissamã, no Rio de Janeiro, com previsão de produzir 537 milhões de litros de SAF por ano até 2031. O financiamento virá de um fundo árabe, prometendo US$ 500 milhões, e da pré-venda da criptomoeda $EIKE, que espera arrecadar US$ 100 milhões.

Eike, que já foi o sétimo homem mais rico do mundo e depois cumpriu prisão no Rio de Janeiro, disse acreditar no êxito de seu ingresso no mercado de criptomoedas, vendo-o como uma forma de democratizar o acesso a investimentos e desafiar o monopólio bancário. A criptomoeda $EIKE, lastreada em ativos reais, é parte da estratégia de financiamento do projeto BRX. Embora esteja à frente do projeto, Eike não possui participação direta, mas poderá ter, dependendo do desempenho do empreendimento, assumindo parte do capital.

O projeto da "supercana" promete não apenas produzir etanol em larga escala mas também utilizar o excesso de bagaço para criar embalagens biodegradáveis, através da subsidiária GPX. Confira mais detalhes de como Eike Batista pretende tirar o projeto do papel, os envolvidos e quais investimentos serão feitos lendo a reportagem completa neste link.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade