Axia vai tentar derrubar liminar sobre provisionamento para PLR
A Axia Energia, anteriormente conhecida como Eletrobras, afirmou nesta terça-feira que vai recorrer de liminar que determinou que a empresa provisione R$750 milhões relacionados à participação nos lucros e resultados (PLR) de funcionários.
"A companhia adotará todas as medidas judiciais cabíveis para buscar a revogação da decisão liminar - a qual foi deferida parcialmente - e, ao final, a improcedência dos pedidos formulados", afirmou a empresa em comunicado ao mercado que responde a questionamento da B3 sobre reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico em 2 de janeiro que cita a cifra.
"As ações partem de premissas que não são compatíveis com o tratamento jurídico-societário e contábil aplicável às operações citadas, uma vez que a bonificação de ações não se confunde com distribuição de dividendos", acrescentou a companhia.
A Axia se referiu a duas ações coletivas abertas por entidades sindicais que pedem revisão de PLR por conta da bonificação em ações aprovada por acionistas da companhia em 19 de dezembro.
Nesse dia, acionistas da companhia aprovaram em assembleia a distribuição de R$30 bilhões em reservas de lucro por meio de bonificação de ações.