Economista, Gil do Vigor faz vídeo criticando nova tarifa de Trump sobre o Brasil: 'Barganha política'
O ex-BBB é formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e faz um phD nos Estados Unidos
Gil do Vigor criticou a nova tarifa de 50% imposta por Donald Trump sobre produtos brasileiros, explicando que a medida impactará a economia e foi usada como "moeda de troca" política entre os países.
Depois que Donald Trump anunciou a tarifa de 50% sobre produtos do Brasil, surgiu o interesse em saber como funciona a relação comercial dos Estados Unidos com o País e como a medida afetaria os brasileiros. Quem 'desenhou' o caso para os seguidores foi o ex-BBB Gil do Vigor. Economista, o influenciador criticou a medida e explicou as mudanças.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em uma sequência de vídeos publicados em seu perfil no Instagram, Gil do Vigor repercutiu a decisão do republicano. "Isso é muito sério porque vai afetar diretamente a nossa economia", alertou o influenciador na quarta-feira, 9. Ele ainda complementou: "Vai afetar o nosso bolso."
Nesta quinta-feira, 10, o ex-BBB voltou a falar do assunto. Em um vídeo explicativo, Gil do Vigor destrinchou os motivos por trás da medida aos mais de 14 milhões de seguidores.
"Os Estados Unidos colocaram uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros com a ideia, gente, de pressionar o Brasil", iniciou. O pernambucano se refere aos motivos citados por Trump na carta enviada ao Brasil por meio da rede social Truth, onde o presidente americano anunciou a nova tarifa.
Segundo o republicano, a decisão seria uma resposta ao que chamou de "censura" a redes sociais americanas por parte do governo brasileiro. Trump ainda mencionou críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Na explicação de Gil, a medida foi usada pelo americano como "moeda de troca" política. "O Brasil é um país soberano. Nós temos uma constituição, certo? E dentro dessas quatro linhas é que tudo é decidido e julgado. Nenhum país estrangeiro tem jurisprudência ou autonomia sobre as decisões que são tomadas no Brasil", rebateu o ex-BBB.
"Imagine tentar utilizar a economia como uma moeda de troca, uma barganha política? Então, o Brasil fez certo, se posicionou, falou assim: 'Olha, nós temos leis, instituições, não vamos ceder a pressão'", opinou.
Economista formado pela Universidade Federal de Pernambuco e PhD em economia pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, Gil ainda tentou simplificar a explicação aos seguidores.
"Eles basicamente disseram que só os Estados Unidos se 'lascavam' nessa relação comercial. Que era 'vem a nós e o vosso reino, nada'. Como assim?! Gente, eles têm uma balança comercial superavitária", argumentou. Em seguida, o ex-BBB explicou o termo.
"Imagina que eu tenho 10 bombons e você outros 10. Brasil comprou 10 bombons dos Estados Unidos, mas os Estados Unidos compraram só cinco bombons do Brasil. Quem se lascou no final das contas? Os Estados Unidos se deram melhor, porque tinha 10 bombons e vendeu os 10. O Brasil só vendeu cinco bombons e ainda comprou mais 10. Os Estados Unidos são superavitários, venderam mais do que compraram. O Brasil é deficitário, porque comprou mais do que vendeu", disse.
Essa não é a primeira vez que Gil do Vigor explica medidas econômicas nas redes sociais. Desde sua participação no Big Brother Brasil 21, o economista aproveita sua formação para simplificar o assunto para os seguidores. Ele ainda participa do Mais Você, da TV Globo, para falar sobre o tema.