PUBLICIDADE

É "prematuro" começar a falar sobre cortes nas taxas de juros, diz De Cos, do BCE

20 nov 2023 - 14h16
Compartilhar
Exibir comentários

O membro do Banco Central Europeu Pablo Hernandez de Cos disse nesta segunda-feira que é "prematuro" falar sobre a possibilidade de cortes nas taxas de juros ou fazer qualquer previsão sobre a política monetária.

O BCE encerrou uma sequência sem precedentes de 10 aumentos consecutivos dos juros em outubro, optando por manter as taxas em sua última reunião.

O banco elevou as taxas em um total de 4,5 pontos percentuais desde julho de 2022, deixando sua taxa de depósito em um recorde de 4%, para combater o crescimento descontrolado dos preços.

De Cos disse que a avaliação do BCE é de que esse nível mantido por tempo suficiente pode ser suficiente para atingir a meta de inflação do banco de 2% no médio prazo.

"É absolutamente prematuro começar a falar sobre cortes nas taxas de juros", disse De Cos em um evento financeiro.

Enquanto os mercados antecipam as apostas de corte nos juros, membros conservadores do conselho do BCE - como o presidente do BC alemão, Joachim Nagel - argumentaram na sexta-feira que o banco deveria evitar cortar os juros cedo, uma vez que a inflação permanece alta e o impacto sobre o crescimento ainda é relativamente benigno.

Investidores estão agora precificando 100 pontos-base de cortes para o próximo ano, com o primeiro já em abril, uma grande mudança em relação ao corte do final de outubro que foi projetado pela primeira vez em julho.

De Cos disse que as autoridades do BCE não consideraram "a coisa mais apropriada a fazer, dada a atual incerteza elevada", emitir elementos de orientação explícita para o futuro.

"Não prevejo isso no curto ou médio prazo", disse ele.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade