0

Veja cuidados básicos para comprar importados na internet

Checar dados da empresa pode evitar problemas futuros

12 nov 2015
09h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Você sabia que, ao adquirir um produto importado em uma loja online estrangeira, o código nacional de defesa do consumidor não protege sua compra? “Não se aplica ao produto porque na verdade você está fazendo o papel do importador: quando você compra em sites lá fora, você segue as regras de fora. Por isso, é preciso muito cuidado. Se houver qualquer problema, você terá que resolver com o fornecedor, ou conhecer as regras do país de origem do produto”, explica Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste, maior entidade de defesa do consumidor da América Latina.

Verifique canais de defesa do consumidor para saber se uma empresa tem boa reputação entre os usuários
Verifique canais de defesa do consumidor para saber se uma empresa tem boa reputação entre os usuários
Foto: Antonio Guillem/Shutterstock

Quando o site é brasileiro, não há tanto problema porque o código pode ser aplicado em caso de complicações com o fornecedor do produto ou serviço. Mesmo assim, a orientação da Proteste é que os usuários verifiquem antes da compra todos os dados informativos da empresa, como endereço físico e telefone para contato. O hábito é importante para evitar incômodos futuros, como fraudes.

Preços muito abaixo do mercado também são sinal de alerta: itens muito baratos podem significar mercadorias piratas ou de origem desconhecida. E uma terceira maneira de checar a boa índole de um site é acessar canais de avaliação em sites de defesa do consumidor.

“Quando você começa a olhar nos sites de defesa do consumidor e vê muita reclamação, alguma coisa anda mal e precisa ser rapidamente revista. Se há reclamações recorrentes e grande quantidade delas por falta de entrega, tome cuidado, pode ser um sinal de estelionato. Nossa dica é sempre: na dúvida, não compre”, alerta Maria Inês.

Fonte: Canarinho Press
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade