71% das startups latinas já utilizam IA em suas operações diárias
Relatório do fundo ALLVP revela aumento da relevância da IA entre as startups da América Latina
Não tem como negar que a inteligência artificial apareceu como força nos últimos meses, já evidenciando seu potencial para revolucionar as indústrias e a sociedade de forma geral, com impactos em vários setores. No entanto, a América Latina ainda carece de recursos para promover conversas de alto nível sobre o estado da IA na região e seu potencial de inovação e crescimento. É o que diz o relatório "State of AI - Latin America", do fundo mexicano ALLVP.
Segundo a pesquisa, vivemos um momento em que consumidores e empresas estão começando a descobrir o potencial da IA. Enquanto o Uber e o Instagram levaram, respectivamente, 70 e 30 meses para chegar a 100 milhões de usuários, o ChatGPT atingiu o feito em apenas 2 dias, o que indica uma rápida adoção no mercado de massa. Corporações utilizando a tecnologia já começaram a perceber resultados tangíveis. Por exemplo, o GitHub, por exemplo, reduziu em 56% os minutos necessários para completar uma tarefa ao utilizar o Copilot, sua ferramenta de inteligência artificial desenvolvida em conjunto com a OpenAI.
A ALLVP chama a atenção para as principais bigtechs que já estão investindo em IA e se aproximando a empresas que desenvolvem a tecnologia. Entre elas, a Microsoft, com os aportes na OpenAI e o Google, com a Anthropic, além das parcerias entre AWS e stability.ai e da Oracle com a Adept.
"Os usuários latino-americanos estão adotando a IA com maior entusiasmo do que o resto do mundo", mostra a ALLVP. No Peru, 70% dos entrevistados concordaram que produtos e serviços que usam IA têm mais vantagens do que desvantagens, atrás apenas da China (78%), Arábia Saudita (76%) e Índia (71%). No México, 65% concordaram com a afirmação, seguido do Chile (64%), Brasil (57%) e da Argentina (55%).
IA nas startups
No ecossistema de startups, 71% delas dizem usar IA nas operações diárias e 100% esperam fazê-lo no futuro. Os principais casos de uso para startups são criação de conteúdo (46%), interação com usuários (39%) e personalização em escala (39%). Além disso, 40% dessas empresas dizem estar contratando equipes para supervisionar o uso da IA nos negócios. Como principais barreiras à implementação da tecnologia, elas citam a falta de largura de banda, ou bandwidth (46%) e a falta de talento técnico (38%).
Cerca de um terço das startups respondentes (32%) atuam no setor de IA, sinalizando o crescente interesse do tema entre os empresários. O resultado está acima das fintechs (20%), retailtechs (10%), edtechs (7%) e proptechs (6%). 78% das startups de IA têm modelo B2B, com o intuito de outras empresas a adotarem a tecnologia para aumentar a geração de valor. Das empresas que atuam em outros setores, 83% acredita que a inteligência artificial será importante para o seu futuro sucesso.
"Embora a IA seja uma prioridade atual e utilizada diariamente, sua relevância no futuro vai crescer ainda mais em quase todas as startups", afirma o relatório. A IA generativa é atualmente a tecnologia de IA mais adotada por startups, representando 66% das soluções utilizadas por essas empresas.
Além da IA generativa, as startups também apostam no processamento de linguagem natural (55%), machine learning (54%) e agentes autônomos (29%). Ferramentas como reconhecimento de fala, visão computacional e robótica são utilizadas por 15%, 12% e 7% da base entrevistada, respectivamente.