PUBLICIDADE

Como cair na folia sem acordar com uma ressaca financeira

Aprenda a curtir o carnaval com economia, sem abusos e sem comprometer o seu orçamento

12 fev 2023 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock / Montagem Homework

Em época de carnaval, muita gente perde o controle do orçamento, gasta mais do que deve e acaba com uma tremenda ressaca financeira. Seja em uma viagem para curtir a folia sossegadamente ou em festas, blocos ou escolas de samba, curtir o carnaval pode cstar caro se não houver planejamento.

Consultamos Andy de Santis ― educadora finaceira e autra de livros como “Liberdade financeira ao alcance de todos”, “Educador financeiro: um novo papel do bancário na sociedade” e “Lições de Valor: educação financeira escolar” ― para trazer 6 dicas para cair na folia e não acordar na quarta de cinzas com uma ressaca financeira.

1. Fuja de destinos badalados

“Se a ideia for viajar, é uma ótima época para curtir lugares menos procurados. Evite praias e cidades tradicionalmente conhecidas como redutos carnavalescos. Alugar uma casa com os amigos para se refugiar no meio do mato ou contratar algumas diárias em uma pousada no interior pode ser uma boa pedida para descansar sem gastar tanto”, diz Andy de Santis.

2. Divirta-se nas ruas

“Para quem quer cair na folia sem custo, os bloquinhos de rua são uma ótima pedida. Você pode levar uma mochila térmica com comes e bebes comprados no supermercado, improvisar sua fantasia com criatividade e entrar nos bloquinhos para pular, cantar e se divertir sem gastar um tostão. Procure a programação de carnaval de sua cidade no site da prefeitura ou nos veículos de comunicação e ponha o bloco na rua!”

3. Crie seu próprio bloco

“Se na sua cidade não tem bloquinho, nem desfile de escola de samba gratuito, que tal chamar a família e os amigos e criar o seu próprio bloco de carnaval? Dê um nome para seu bloco e aproveite as redes sociais para divulgar o dia e horário em que seu bloco vai tocar. Chame aquele amigo que tem algum instrumento musical ou uma caixa de som potente, combine a fantasia e saia desfilando nas ruas para foliar com a turma! O importante é a alegria e a diversão!”, aconselha ela.

4. Divida as contas com a turma

“Combine com antecedência quem irá comprar a bebida, a carne do churrasco, emprestar a casa ou pagar a gasolina. Quando todo mundo participa, a diversão é garantida e não fica pesado para ninguém. O app Splitwise é uma ótima ferramenta para organizar a divisão de despesas entre amigos”, sugere a educadora financeira.

5. Defina um limite de gastos

“Se quiser aproveitar o feriado com tudo que tem direito, o importante é não extrapolar suas contas. Lembre-se que na volta, terá que pagar tudo que gastou. Assim, o ideal é definir o valor máximo que pretende gastar por dia para não sair da linha. Se possível, use dinheiro vivo e evite comprar no crédito. Só gaste o que tem hoje, para não empurrar despesas para os próximos feriados.”

6. Coloque as despesas no papel

“Se tiver que assumir parcelas e compromissos para o futuro, anote tudo em um caderno, no celular ou em uma planilha para não perder de vista esses gastos nos próximos meses", finaliza Andy.

Redação Dinheiro em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade