PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Quem é o bilionário que está no submarino desaparecido?

Empresário do ramo da aviação é uma das pessoas que morreu durante expedição até os destroços do Titanic

19 jun 2023 - 20h10
(atualizado em 22/6/2023 às 17h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Hamish Harding
Hamish Harding
Foto: Redes sociais

Autoridades dos Estados Unidos encontraram nesta quinta-feira, 22, partes do submarino que desapareceu com cinco pessoas a bordo, em uma expedição aos destroços do Titanic, no Oceano Atlântico. Todos os tripulantes morreram, segundo confirmado pela OceanGate, empresa responsável pelo submersível. 

Entre as vítimas está o britânico Hamish Harding (veja quem são os tripulantes que morreram). Antes de embarcar, o bilionário chegou a dizer nas redes sociais que estava orgulhoso em fazer parte da quinta missão no veículo submersível da OceanGate até os destroços do Titanic.

"Uma janela meteorológica acaba de se abrir e vamos tentar um mergulho amanhã. Começamos a navegar de St. Johns, Newfoundland, Canadá, ontem e planejamos iniciar as operações de mergulho por volta das 4h de amanhã [segunda-feira]", escreveu o empresário.

Quem é o bilionário?

Hamish Harding é aviador e empresário do Action Group, grupo de investimento fundado em 2002, com sede em Dubai e no Reino Unido, que investe em empresas em setores de rápido crescimento em todo o mundo, de acordo com o site oficial.

Harding também preside a Action Aviation, empresa fundada desde 2004 que faz corretagem de aviação executiva, realiza vendas e aquisições de aeronaves, pertence ao Action Group.

A companhia tem em seu portfólio, desde jatos leves e helicópteros, até aviões de maior porte como Gulfstream G650ER e Airbus Corporate Jets/Boeing Business Jets.

O bilionário possui três marcos reconhecidos pelo Guinness pela velocidade e tempo recordes obtidos em viagens de avião ao redor da Terra. Ele foi piloto do voo com mais de 100 pessoas que circunavegou a Terra através de ambos os polos em 46h40min22seg.

Turista espacial

Em junho de 2022, Harding se tornou turista espacial ao participar da missão NS-21 da empresa Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos.

O voo classificado como suborbital durou cerca de 10 minutos, e os passageiros tiveram a sensação de gravidade zero durante a queda da nave de volta à atmosfera terrestre. A New Shepard pousou com o auxílio de um paraquedas.

A nave atingiu 3.700 km/h e 100 km acima do nível do mar, o limite estabelecido para o início do espaço.

Resgate

A empresa que conduz a viagem, Oceangate Expeditions, disse que está "explorando e mobilizando todas as opções para trazer a tripulação de volta com segurança".

"Todo o nosso foco está nos tripulantes do veículo submersível e suas famílias. Estamos profundamente gratos pela extensa assistência que recebemos de várias agências governamentais e empresas de alto-mar em nossos esforços para restabelecer o contato com o submersível. Estamos trabalhando para o retorno seguro dos tripulantes", concluiu.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade