PUBLICIDADE

Autor usa Harry Potter, Batman e Star Wars para dar dicas de finanças em livro

Segunda edição do 'Negócios de Nerd' busca simplificar o estudo da economia com exemplos vindos da cultura geek

22 mai 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Autor do livro "Negócios de Nerd", André Charone
Autor do livro "Negócios de Nerd", André Charone
Foto: Divulgação

O que Hogwarts, a escola de magia de Harry Potter, o universo de Star Wars e Bruce Wayne, o Batman, podem ensinar sobre negócios, finanças e empreendedorismo? É essa pergunta que o contador André Charone responde na segunda edição do livro Negócios de Nerd, lançado pela editora Uiclap.

Sentado de costas para uma parede cheia de certificados e diplomas na área contábil, Charone exibe com orgulho uma gravata do Tio Patinhas, o pato pão-duro da Disney. O contraste entre seus dois 'mundos'  — o trabalho como contador e a paixão por cultura geek — também se reúnem no novo livro.

"[O livro] foi uma prova de amor para esses meus dois universos", diz André Charone.

Ao Terra, o autor diz que "sabe que não é nenhum Paulo Coelho" para viver da venda dos livros, mas que quis trazer aos seus leitores interessados algumas das lições que pôde captar de suas obras pop preferidas. "Sempre tento trazer esses assuntos, que são um pouco mais complexos, de uma forma mais lúdica, mais divertida e didática para os meus alunos", diz.

O Batman, por exemplo, usou da contabilidade para prender um dos vilões de Gotham City. Em O Cavaleiro das Trevas, Bruce Wayne finge querer fazer uma fusão com a empresa do contador chinês Lau. Com o pedido de fusão, Bruce tem acesso à contabilidade da empresa do vilão e tem a certeza que ele estava lavando dinheiro para a máfia. "Sempre que falo de perícia contábil, uso esse exemplo, já que é possível detectar muita coisa na contabilidade de uma empresa", explica o autor.

Superman teve problemas com a Receita Federal dos Estados Unidos em uma história em quadrinhos.  "Mostro como ele resolveu e como podemos aplicar isso na nossa vida, para evitarmos ter problemas com o IR", explica Charone. Até os Vingadores tiveram problemas com o Fisco. 

A pesquisa para o livro foi feita, é claro, por André, fã declarado do universo. "Foi divertido. Eu já tinha muitos exemplos que usava nas minhas aulas e outras coisas que eu ia 'pescando'. Ser nerd é assistir a um conteúdo e pesquisar muito sobre ele, ir além do que está mostrando na tela, por exemplo. Sempre fiz isso", diz.

A primeira edição do livro, "feita artesanalmente", como explica André, está disponível para download gratuitamente neste link. Já o livro físico da segunda edição, recém-lançado, pode ser comprado na Amazon.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade