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123Milhas: entenda o que aconteceu e o que fazer após cancelamento de passagens

Decisão da empresa, classificada como “grave” pelo Ministério do Turismo, foi anunciada na última semana

21 ago 2023 - 13h13
(atualizado às 13h17)
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123 Milhas informou que irá ressarcir os clientes que já haviam comprado pacotes
123 Milhas informou que irá ressarcir os clientes que já haviam comprado pacotes
Foto: PEDRO KIRILOS / ESTADÃO / Estadão

A 123Milhas surpreendeu seus clientes ao informar na última sexta-feira, 18, a suspensão dos pacotes com datas flexíveis e a emissão de passagens de sua linha promocional, a "PROMO". 

A decisão da agência, classificada como "grave" pelo Ministério do Turismo, causou revolta entre os consumidores que já estavam com viagens marcadas para os próximos meses. 

Embora a empresa tenha afirmado que irá devolver integralmente os valores pagos pelos clientes, com correção monetária acima da inflação, o cancelamento vem repercutindo nas redes sociais. Entenda mais sobre o caso abaixo. 

O que aconteceu?

A 123Milhas anunciou que não emitirá passagem de sua linha promocional, a "PROMO", com embarques previstos de setembro a dezembro de 2023. Segundo informou a agência, as vendas deste produto também estão interrompidas desde o último dia dia 16. 

A empresa afirmou que irá devolver integralmente os valores pagos pelos clientes, com correção monetária acima da inflação. Segundo a 123Milhas, no entanto, as passagens já emitidas, que possuem localizador ou e-ticket, estão mantidas. 

O que motivou a decisão? 

A empresa alegou que a decisão foi motivada por "fatores econômicos e de mercado". Em nota, a empresa citou a alta demanda por voos, que mantém as tarifas elevadas mesmo durante a baixa temporada, e a taxa de juros alta como razões para a suspensão das emissões.

"A decisão deve-se à persistência de fatores econômicos e de mercado adversos, entre eles, a alta pressão da demanda por voos, que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada, e a taxa de juros elevada. A 123Milhas ressalta que a linha PROMO representa 7% dos embarques de 2023 da companhia", disse.

Qual a situação da empresa?

Em seu comunicado, a 123Milhas não dá detalhes sobre a situação financeira da empresa. Em nota, limitou-se apenas a dizer que "continua comprometida com o propósito de proporcionar a mais pessoas experiências mais acessíveis em viagens e turismo".

O Procon de São Paulo notificou nesta segunda-feira, 21, a 123Milhas. O órgão pediu detalhamento das condições adversas citadas no comunicado da empresa, quando se configuraram e o que foi feito desde então para atender os consumidores que seriam impactados. 

Qual o impacto para os consumidores?

Não se sabe ainda a quantidade de pessoas impactadas com a suspensão das passagens. No entanto, estão com as passagens canceladas todos os aqueles da linha PROMO que estavam com embarques previstos entre setembro e dezembro de 2023. 

O Procon orienta que o consumidor que ainda estiver pagando o pacote ou passagem, não deve interromper os pagamentos. Mesmo diante da suspensão da oferta, é aconselhável continuar cumprindo o contrato. Esta medida é importante caso a questão precise ser judicializada.

O que é possível fazer?

  • Aceitar o voucher oferecido pela empresa. Depois de anunciar a suspensão, a 123Milhas ofereceu apenas esta opção de reembolso
  • Entrar com uma reclamação no Procon. É possível fazer isso pelo PC ou celular, diretamente pelo site do órgão de defesa ao consumidor;
  • Abrir um processo judicial contra a 123Milhas. 
Fonte: Redação Terra
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