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Dinamarquesa DSV criará gigante global de logística com aquisição de US$15,9 bi

13 set 2024 - 14h44
(atualizado às 18h20)
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A dinamarquesa DSV fez acordo para comprar a Schenker, o braço de logística da operadora ferroviária estatal alemã Deutsche Bahn, por 15,85 bilhões de dólares em um negócio que a tornará a maior empresa de logística do mundo.

A aquisição será a maior já feita por uma empresa dinamarquesa e, de acordo com a DSV, a impulsionará acima da DHL Logistics e do grupo suíço Kuehne und Nagel tanto em volume quanto em receita, mas ainda assim dará ao grupo entre 6% e 7% de um mercado de logística global altamente fragmentado.

A DSV, que começou como uma pequena empresa de 10 caminhoneiros em 1976, cresceu por meio de uma série de aquisições, às vezes assumindo companhias maiores do que ela.

"O tamanho dessa aquisição é, na verdade, maior do que todas as transações que fizemos anteriormente", disse o presidente-executivo, Jens Lund, a jornalistas.

A Deutsche Bahn colocou a Schenker à venda no ano passado para se concentrar em seu negócio ferroviário principal na Alemanha e reduzir dívida.

O investidor financeiro CVC foi o outro interessado no negócio que permaneceu na corrida para comprar a Schenker, depois que Maersk e Bahri desistiram.

A transação em dinheiro será financiada por meio de uma combinação de um aumento de capital de 4 bilhões a 5 bilhões de euros e financiamento por dívida, disse a DSV.

O grupo combinado terá uma receita de 293 bilhões de coroas dinamarquesas (43,52 bilhões de dólares) com base nos resultados de 2023, com uma força de trabalho de cerca de 147 mil funcionários em mais de 90 países.

O diretor financeiro da DSV, Michael Ebbe, disse à Reuters que  a empresa planeja demitir entre 1.600 e 1.900 pessoas da força de trabalho alemã da Schenker, que é de 15 mil funcionários, mas enfatizou que, com investimentos de 1 bilhão de euros planejados na Alemanha, o grupo combinado terá mais funcionários na Alemanha daqui a cinco anos do que a Schenker e a DSV têm hoje juntas.

O acordo, sujeito à aprovação regulatória e ministerial alemã, bem como do conselho de supervisão da Deutsche Bahn, deverá ser concluído no segundo trimestre do próximo ano.

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