Dia dos Pais: veja dez dicas para fazer uma compra mais segura
Febraban recomenda priorizar sites conhecidos, proteger senhas e evitar páginas recém-criadas
Providências simples podem tornar mais segura a compra do Dia dos Pais, comemorado no Brasil neste domingo, 11. Entre algumas medidas de destaque estão dar preferência a um cartão virtual nas compras on-line, ter cautela ao clicar em links de redirecionamento e consultar páginas de reclamações sobre empresas antes de fechar o negócio.
Ao usar a internet para realizar a compra, é importante estar atento às abordagens mais comuns dos criminosos virtuais. Promoções falsas, páginas que simulam o e-commerce de marcas conhecidas — mas levam a golpes — e perfis fraudulentos que investem em anúncios para aparecer em buscas e redes sociais têm o potencial de causar prejuízos financeiros e roubo de dados pessoais.
Nas compras em ruas e shoppings, o risco não é inexistente. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que o cliente não deve realizar o pagamento se a maquininha de cartão utilizada estiver com o visor danificado. Outros cuidados são observar que o campo de senha mostre apenas asteriscos e conferir sempre o valor exibido antes de digitá-la.
Seja na empolgação da data comemorativa ou na pressa por ter deixado o presente para a última hora, o diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, José Gomes, ressalta: comprar com calma também é importante para garantir uma compra mais segura.
"O produto ofertado está com o preço muito abaixo do que é vendido no comércio em geral? O vendedor está te pressionando para fechar logo uma compra dizendo que ela pode ficar indisponível? Há fotos ou vídeos de produtos com resultados mirabolantes? A chance de ser um golpe é grande", afirma Gomes.
Veja a seguir dez dicas para fazer uma compra mais segura no Dia dos Pais:
- Prefira comprar em sites conhecidos e verifique a reputação de empresas não tão conhecidas em páginas de reclamações;
- Ao receber um e-mail com promoções de uma empresa sem ter se cadastrado para o envio de ofertas, evite clicar em links - e, se for acessar o site, digite o endereço diretamente no navegador;
- Desconfie de empresas que pedem pagamentos antecipados e têm prazos de entrega muito longos;
- Desconfie quando o e-commerce oferecer poucas formas de pagamento;
- Evite a compra em promoções com preços muito menores que o valor normalmente praticado;
- Evite páginas recém criadas em redes sociais e verifique se ela tem selo de verificação e número de seguidores compatível;
- Prefira o uso de um cartão virtual nas compras on-line;
- Confira o valor exibido na maquininha de cartão antes de digitar a sua senha;
- Insira você mesmo o cartão na maquininha e verifique o nome no cartão quando pegá-lo de volta;
- Se for pagar com Pix ou boleto, sempre o faça dentro do ambiente da loja virtual, além de conferir com atenção os detalhes do pagamento.