PUBLICIDADE

Dell se prepara para reabrir capital sem IPO

2 jul 2018 - 17h46
(atualizado às 18h07)
Compartilhar
Exibir comentários

A Dell Technologies disse nesta segunda-feira que pagará 21,7 bilhões de dólares em recompra de ações ligadas a sua participação na empresa de software VMware, abrindo o caminho da fabricante de computadores de volta para o mercado público sem uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês).

Logo da Dell em computador na  Electronic Entertainment Expo em Los Angeles, EUA
13/06/2017
REUTERS/ Mike Blake
Logo da Dell em computador na Electronic Entertainment Expo em Los Angeles, EUA 13/06/2017 REUTERS/ Mike Blake
Foto: Reuters

A Dell informou que o negócio em dinheiro e ações valorizará seu patrimônio entre 61,1 bilhões e 70,1 bilhões de dólares, mais que o dobro dos 24,9 bilhões de dólares que o fundador e presidente-executivo, Michael Dell, e a empresa Silver Lake pagaram para tornar a empresa privada em 2013.

A transação permitirá que a Dell contorne o processo tradicional de IPO, o que provavelmente envolveria o questionamento dos investidores do mercado de ações em relação à sua dívida de 52,7 bilhões de dólares.

Isso também significa que a Dell não terá que levantar nenhum capital novo, porque pagará pelo acordo com a emissão de novas ações e com um dividendo de 9 bilhões de dólares que receberá da VMware.

Voltar ao mercado dá a Michael Dell e Silver Lake a opção de eventualmente vender suas participações, mesmo que tenham afirmado nesta segunda-feira que não tinham planos de fazê-lo. Após o acordo, Dell terá de 47 a 54 por cento da empresa combinada, enquanto Lake terá entre 16 e 18 por cento.

A VMware é especializada em virtualização, uma tecnologia que permite que vários sistemas e aplicativos sejam executados ao mesmo tempo no mesmo servidor, o que pode reduzir os custos de informática das empresas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade