Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Crescimento da atividade empresarial dos EUA atinge menor nível em seis meses em dezembro

16 dez 2025 - 11h55
Compartilhar
Exibir comentários

O crescimento da atividade empresarial dos Estados Unidos desacelerou em dezembro, atingindo o ritmo mais fraco desde junho, com a queda dos novos pedidos tanto no setor industrial quanto de serviços, encerrando um ano de volatilidade e incerteza para a economia norte-americana segundo dados de pesquisa divulgados na terça-feira.

A S&P Global disse que seu Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto preliminar caiu para 53,0 neste mês, em comparação com a leitura final de 54,2 em novembro. Leituras acima de 50 indicam que a atividade está expandindo.

Os dados mostraram o menor aumento na entrada de novos negócios em 20 meses, e os novos pedidos de bens caíram pela primeira vez em um ano.

O índice da S&P que acompanha a atividade de serviços, responsável por dois terços da produção econômica dos EUA, caiu para 52,9 em dezembro - também o menor nível em seis meses - em comparação com 54,1 em novembro.

O PMI da indústria recuou para 51,8 - o menor valor desde julho - de 52,2 em novembro. Ambas as leituras foram mais fracas do que as estimativas dos economistas consultados pela Reuters.

"Os dados do PMI preliminar de dezembro sugerem que o recente surto de crescimento econômico está perdendo força", disse Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence, em um comunicado. "Com o crescimento de novas vendas diminuindo de forma especialmente acentuada antes da temporada de férias, a atividade econômica pode diminuir ainda mais à medida que entramos em 2026."

O Produto Interno Bruto dos EUA contraiu no primeiro trimestre devido a uma corrida de importações antes da entrada em vigor das tarifas do presidente Donald Trump. Em seguida, recuperou-se no segundo trimestre, quando isso foi revertido.

A expectativa é de que o relatório do PIB para o terceiro trimestre, previsto para pouco antes do Natal, mostre que a economia continuou crescendo a um ritmo anualizado de mais de 3% até o momento do início da paralisação do governo. Os dados do quarto trimestre não serão divulgados até o início do próximo ano.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade