Copacabana Palace: de Einstein a Madonna, hotel recebeu inúmeros hóspedes ilustres em 100 anos
Lista inclui cientistas, cantores, atores e chefes de Estado
O hotel Copacabana Palace, no coração da praia mais famosa da cidade do Rio de Janeiro, já foi a porta de entrada do Brasil para diversas autoridades e celebridades internacionais ao longo dos seus 100 anos de história.
O Livro de Ouro do hotel, que conta com diversas assinaturas de hóspedes ilustres, tem em suas páginas as assinaturas do físico Albert Einstein, o inventor do avião, Santos Dumont, e de Walt Disney.
De festas a coquetéis exclusivos com menus assinados por chefes estrelados, os grandiosos salões do prédio da Avenida Atlântica 1.702 também já serviram de inspiração para o filme Flying down to Rio, em que os astros Fred Astaire e Ginger Rogers dançaram juntos pela primeira vez, em 1933.
O espaço ainda recebeu integrantes da realeza, como a rainha Elizabeth e seu marido Philip, o duque de Edimburgo, a Princesa Diana e o então príncipe Charles (atual rei da Inglaterra), e abrigou lendas do rock, como Janis Joplin, e estrelas do cinema, como Brigitte Bardot.
A primeira estrela
O evento de inauguração do hotel deveria ser marcado pelo show da vedete francesa Mistinguett, nome artístico de Jeanne Bourgeois, mas seus empresários cancelaram a apresentação horas antes. Ainda assim, a estrela do cabaré francês conhecida por ter as pernas mais bonitas do mundo na época, encantou a todos com a sua presença em 13 de agosto de 1923.
Brigitte Bardot
No auge de sua fama em 1964, a atriz Brigitte Bardot com seu então namorado, o músico brasileiro Bob Zagury, chamou a atenção de diversos fãs e da imprensa brasileira nos corredores do Copacabana Palace. Na ocasião, Brigitte deu uma entrevista coletiva e depois partiu para Búzios, mas suas fotos na varanda do hotel foram eternizadas.
Janis Joplin
Na década de 1970, sete meses antes de morrer, aos 27 anos, a estrela do rock Janis Joplin visitou o hotel durante o carnaval e foi clicada à beira da piscina do Copa com seu visual celebrado, o look hippie e óculos de sol redondos.
À época da visita, Janis chegou ao Rio de Janeiro em uma tentativa de desacelerar o estilo de vida selvagem que vivia nos Estados Unidos. Mas não obteve sucesso. Ela visitou escolas de samba, favelas, praias e shows underground. Foi expulsa do hotel depois de pular na piscina nua.
View this post on Instagram
Outras lendas da música
Nat King Cole se hospedou no hotel em 1959 para divulgar o seu álbum "A Mis Amigos", que foi gravado no Rio de Janeiro como uma carta de amor para seu fãs latinos. O cantor se apresentou no Golden Room, um espaço inaugurado em 1938, que já contou com apresentações de Sammy Davis Jr. e Ella Fitzgerald.
View this post on Instagram
O ano era 1985 e Freddie Mercury estava no Brasil para estrelar a primeira edição do Rock in Rio, com sua banda Queen. A edição também contou com Iron Maiden, Rod Stewart e AC/DC na programação.
Segundo informações do próprio Copacabana Palace, o astro chegou ao hotel de helicóptero e participou de uma after-party após o show no festival. Mercury também teria ficado emocionado com a homenagem dos fãs, que acenderam 1.500 velas na areia da praia de Copacabana, formando a palavra "Queen". Uma das fotos mais famosas da estadia foi feita no telhado do hotel durante uma entrevista para a jornalista Gloria Maria.
View this post on Instagram
Outra celebridade que levou uma multidão para o lado de fora do Copacabana Palace foi a cantora Madonna. Em 2008, com a turnê Sticky and Sweet, que promovia seu décimo primeiro álbum de estúdio, Hard Candy, Madonna se hospedou no hotel junto com seus três filhos, Rocco, David Banda e Lourdes Maria.
A cantora exigiu que um dos salões do hotel fosse transformado em academia de ginástica e pediu a instalação de cordas nas paredes e de 12 camas elásticas para a prática de exercícios físicos. Ela ainda levou para o hotel um chefe especializado em comida judaica e um serviço de buffet estrangeiro. Madonna foi clicada na janela de seu quarto comendo biscoito.
Autoridades e realezas
Três meses após receber Nelson Mandela, o Rei Charles III e a Princesa Diana fizeram check-in no Copacabana Palace, em abril de 1991 - 23 anos depois da rainha Elizabeth II se hospedar no hotel.
A dupla real ficou hospedada na suíte presidencial do hotel e, segundo informações, eles teriam tido uma série de discussões durante a visita ao Brasil, que também foi marcada por encontros oficiais com autoridades, conferências ambientais e visitas a orfanatos e hospitais.
Um dos momentos mais lembrados dessa estadia foi o mergulho solitário de Diana na piscina do hotel numa manhã de sexta-feira.