Conheça Carlos Slim, o homem mais rico do mundo para a 'Forbes'
O empresário mexicano Carlos Slim, do setor de telecomunicações, que ultrapassou o americano Bill Gates, fundador da Microsoft, aparece como a pessoa mais rica do mundo na lista feita pela revista Forbes, com uma fortuna estimada em US$ 53,5 bilhões.
Uma das mais importantes nas cerca de 200 empresas do império de Slim é a América Movil, maior operadora de telefonia móvel da América Latina, que opera em 11 países e atende mais de 150 milhões de clientes.
Seus interesses de telecomunicações também se estendem para a Telmex - a empresa lutou para assumir o controle em 1990, quando foi nacionalizada. Atualmente Slim opera cerca de 90% das linhas de telefone do México.
O magnata mexicano também é dono do grupo financeiro Inbursa e do conglomerado industrial Grupo Carso, cujos os negócios vão de restaurantes até lojas de varejo.
Abrindo caminho para outras frentes de investimento, a Ideal, empresa de infraestrutura que possui, trabalha atualmente em um projeto para desenvolver um centro comercial, escolas e um hospital na Cidade do México.
O magnata mexicano mantém o controle da América Móvil, empresa que controla a Claro, uma das maiores operadoras de celular do Brasil. Em 2008, Slim fez um aporte próximo a R$ 2 bilhões no País. Nos Estados Unidos, Slim tem participações na Saks e no The New York Times.
Nos últimos anos, Slim iniciou a integração das América Móvil, Telmex e Telmex Internacional, criando uma gigante regional do setor com 250 milhões de clientes em 18 países, incluindo o Brasil.
Uma das curiosidades do bilionário é que ele prefere não utilizar nenhum tipo de computador para gerir seus negócios diariamente. Slim, que diz manter as formas de trabalho mais conservadores, se considera "um homem do papel".
Com informações das agências AFP, BBC, EFE e Reuters
» Eike Batista é 8° mais rico do mundo
» Eike começou carreira vendendo seguros