Confira as maiores fusões de aéreas dos últimos 10 anos
A UAL Corp, controladora da United Airlines, anunciou nesta segunda-feira a compra da Continental Airlines por cerca de US$ 3,17 bilhões em ações, formando a maior companhia aérea do mundo, com receita anual de cerca de US$ 29 bilhões.
Companhias aéreas ao redor do mundo consideram a consolidação como maneira de cortarem custos e maximizarem oportunidades de receitas.
Confira a seguir outras fusões de grandes companhias aéreas completadas ao longo da última década ou que estão sendo em discussão:
2010
British Airways e Iberia assinam acordo de fusão em 8 de abril, selando um aguardado acordo para criarem a terceira maior companhia aérea do mundo em receita.
2009
Lufthansa acerta uma série de aquisições, incluindo Austrian Airlines e bmi.
2008
Delta Air Lines e Northwest Airlines combinam-se sob o nome Delta. A nova empresa é considerada um modelo sobre como se estrutura e se opera um acordo do tipo em um mercado cada vez mais global. A Delta reduziu prejuízos e espera divulgar lucro para o atual trimestre.
2005
US Airways é resgatada pela menor America West Airlines, mas a nova companhia assume o nome da maior. A entidade combinada é mais forte e tem uma equipe jovem de administração. Mas a integração de sindicatos de pilotos tem se mostrado problemática.
2004
Air France compra a holandesa KLM Royal Dutch Airlines e transforma-se na Air France KLM. As empresas ainda operam de maneira separada.
2001
American Airlines compra a TWA, financeiramente fragilizada, um ícone da indústria aérea americana cujas origens remontam a 1930.
2001
Japan Airlines e a Japan Air System se fundem e criam a Japan Airlines Corporation.
» United e Continental formarão maior do mundo