Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Confiança do consumidor na Alemanha cairá para 2026, mostra pesquisa

19 dez 2025 - 08h11
Compartilhar
Exibir comentários

A confiança entre os consumidores da Alemanha deverá cair significativamente para 2026, já que a propensão das famílias a economizar dinheiro, impulsionada pela incerteza ‌renovada, atingiu seu nível mais alto desde a crise financeira de 2008, ‌mostrou uma pesquisa nesta sexta-feira.

O índice de confiança do consumidor, publicado pelo instituto de pesquisa de mercado GfK e pelo Instituto de Decisões de Mercado de Nuremberg, caiu para -26,9 pontos em janeiro, de um valor revisado ligeiramente ‍para baixo de -23,4 pontos. O resultado ficou abaixo da previsão dos analistas consultados pela Reuters, que esperavam uma leitura de -23,2 pontos.

Notavelmente, a propensão a poupar subiu para seu nível mais alto desde junho de ‌2008, disse Rolf Buerkl, chefe da área de ‌clima do consumidor do Instituto de Nuremberg, já que as famílias estão novamente temerosas de uma inflação mais alta e incertas devido às discussões sobre o futuro das aposentadorias.

Uma rebelião dentro dos conservadores do chanceler alemão Friedrich Merz neste mês deixou em aberto, até o último minuto, se um projeto de lei sobre pensões será aprovado.

Um final "decepcionante" para este ano, com a queda nas expectativas de renda e na propensão de compra das famílias, também ajudou a levar ao recuo no índice geral de confiança, disse o instituto.

"Essa não é uma boa notícia para a reta final das vendas de Natal deste ano e também pode ser vista como um começo em falso para a confiança do consumidor para 2026", disse Buerkl em um comunicado.

A economia da Alemanha deve crescer apenas 0,2% em 2025, ‌após dois anos de contração, já que as medidas de gastos do chanceler Friedrich Merz precisam de tempo para se traduzir em melhores condições.

O período da pesquisa foi de 4 a 15 de dezembro de 2025.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade