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Como usar o ChatGPT nas estratégias de marketing da empresa

Banida de escolas dos EUA, ferramenta de Inteligência Artificial pode criar uma experiência com o cliente inovadora

16 fev 2023 - 02h00
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Foto: Adobe Stock

A tecnologia, antes vista apenas como algo futurístico, está mais perto e presente do que imaginamos. A inovação da vez tem como nome ChatGPT, criado pela empresa estadunidense Open AI, tendo como investidores grandes nomes como Elon Musk e Sam Altman. 

A ferramenta é um software programado para simular a conversa humana, foi disponibilizado ao público em novembro de 2022 e promete otimizar os diálogos virtuais e proporcionar uma experiência com clientes mais proveitosa e inovadora.

“Estar dentro das tendências possibilita que diferenciais sejam empregados dentro das empresas, proporcionando que a experiência com o cliente seja a melhor possível”, afirma Caio Damasceno, CCO da Taruman. “O Chat GPT veio com a missão de auxiliar e otimizar o atendimento do cliente com a empresa, humanizando para que as respostas e o suporte ficasse menos robotizado e que as dúvidas fossem resolvidas. É uma ferramenta que pode gerar novos leads e criar conteúdos melhores, a tecnologia do futuro chegou!”

Nova York baniu o ChatGPT das escolas

O departamento de Educação da cidade de Nova York, EUA, decidiu banir o ChatGPT em suas escolas para evitar que alunos usem o robô conversador como "cola". 

Para entendermos, o seu funcionamento acontece da seguinte forma: ela reúne uma série de algoritmos e, por meio de um processamento, realizam uma interação humana com as máquinas, ou seja, os computadores. O intuito dessa inovação é deixar a experiência do consumidor com as empresas através dos chats mais realistas, criando uma certa “humanização sem humanos”.

A sua interface é bem parecida com os chats já existentes: não é muito elaborada, o objetivo é facilitar e humanizar. O usuário escreve as mensagens que funcionam como um SMS e que, por sua vez, são respondidas pela programação baseada em respostas anteriores, sendo possível pela tecnologia de aprendizagem: quanto mais utilizar melhor seu aproveitamento e utilidade. Enquanto ainda está em fase de revisão de pesquisa, os usuários podem se inscrever e testá-lo gratuitamente.

Como o marketing poe aproveitar o ChatGPT

O marketing, assim como outros setores das empresas, pode utilizar essa ferramenta em diversas áreas. 

  • • Personalização da comunicação

“Por meio do ChatGPT, é possível realizar a programação de disparos de email-marketing, anúncios e disparos programados nas redes sociais. Todas essas ações podem ser feitas com base em cada tipo de cliente, criando conteúdos diferentes e personalizados para os usuários”, diz Caio Damasceno.

  • • Possibilidade de novos leads

Uma outra alternativa é criar formulários de qualidade e pesquisa, auxiliando para que a busca de novos leads, ou seja, novos clientes, seja realizada de forma mais fácil.

  • • Gerar conteúdo personalizado

O ChatGPT pode ser utilizado para criar conteúdo de qualidade para o site ou as  redes sociais da empresa. Abre a possibilidade de programar para a escrita de  artigos, notícias e até mesmo roteiros de vídeos. 

“É também utilizado para técnicas de SEO, para garantir que o conteúdo esteja bem posicionado nos mecanismos de busca, aumentando a visibilidade da marca”, finaliza Damasceno.

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