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Como fazer assinatura digital gov.br?  

Esta assinatura eletrônica pode ser usada em contratos administrativos e serviços públicos; veja o passo a passo de como usar

30 abr 2025 - 15h24
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O uso da assinatura eletrônica por meio do gov.br mais do que dobrou de 2023 para 2024, segundo balanço divulgado em janeiro pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O serviço, que foi usado 51,7 milhão de vezes em 2023, passou a ter 120 milhões de usos no ano passado, um avanço de 130%.

Assinatura digital é feito por meio do gov.br e é gratuita
Assinatura digital é feito por meio do gov.br e é gratuita
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil / Estadão

O serviço, desenvolvido pelo ministério em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem a mesma validade de um documento com assinatura física. O uso de assinaturas eletrônicas é regulamentado no Brasil desde setembro de 2020.

Para acessar o serviço, que não gera custos, as pessoas podem usar tanto o aplicativo quanto o portal gov.br. Segundo o governo federal, ela é classificada como avançada, e seu uso dá garantias de segurança, e quaisquer modificações no documento original são detectáveis.

Estadão
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