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Como aumentar as suas vendas usando chatbots e IA

Como a nova ferramenta e o digital podem ajudar a impulsionar as vendas?

4 ago 2023 - 06h00
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Foto: Adobe Stock

Para obter respostas rápidas ou soluções para dúvidas, hoje em dia, quase todos os usuários da internet já interagiram com o chat de um site ou rede social de alguma marca. Graças aos chatbots, essa forma de atendimento está sendo cada vez mais difundida.

Além dos chatbots, a inteligência artificial (IA) também gera impacto positivo nos processos operacionais, como por exemplo, no gerenciamento de estoque, que se torna mais eficiente com sistemas de reabastecimento autônomo, reduzindo os gastos com armazenamento e diminuindo as mercadorias encalhadas. Já na logística, os algoritmos de machine learning podem prever os carregamentos, a quantidade de produtos e as datas em que serão feitos os fretes, além de determinar rotas e otimizar alocações de distribuição.

Além disso, ainda pode fazer previsões de ruptura e quebra no estoque, e detectar fraudes e erros nas transações. Os processos operacionais acabam sendo um gargalo para o alcance de resultados, por isso, a tecnologia tem sido especialmente útil para o varejo omnichannel.

Funcionalidades que simulam uma conversa humana

Como muitos já sabem, o chatbot  é uma ferramenta programada com o auxílio da IA para simular uma conversa humana. Para ter mais agilidade e poupar tempo e esforços das equipes de atendimento ao cliente, as empresas conseguem definir palavras-chave ou perguntas frequentes que recebem em seus canais de atendimento para serem inicialmente respondidas por um robô.

A inteligência artificial pode ser utilizada para inúmeras funções estratégicas, quando bem implementada. Por exemplo, dar orientações de uso de um produto ou serviço, realizar agendamentos, receber reclamações, e, é claro, para vender, trazendo resultados impressionantes para e-commerces e plataformas digitais. 

A ideia não é substituir a relação humana, mas facilitar e otimizar a primeira etapa de comunicação, a fim de ajudar o visitante a tomar uma possível decisão de compra com mais agilidade.

Qualificador de leads

Podendo atuar como um eficiente qualificador de leads, os bots podem direcionar à equipe de vendas somente as oportunidades mais quentes de negócios, filtrando os leads frios para processos de nutrição. Dessa forma, mantém o time de vendas focado nas oportunidades que de fato possam avançar para o fechamento do negócio.

Esse é o tipo de ferramenta que deve ser considerada pelos mais variados modelos de negócios, sejam B2C, B2B ou de prestação de serviços. Se a presença digital é cada vez mais importante, a boa experiência do consumidor é ainda mais, especialmente com um bom chatbot. Além disso, empresas que contam com a ferramenta conseguem poupar recursos humanos. 

Isso porque os vendedores só entram em ação quando o lead já está em um nível apropriado para começar uma negociação. Assim, a equipe se mantém focada no que realmente importa: vender.

Criatividade e planejamento são requisitos para se destacar no mercado, bem como para projetar e implementar novas combinações de tecnologia, habilidades humanas e bens de capital com o objetivo de satisfazer as necessidades dos clientes. 

Como essa é uma tarefa que as máquinas não conseguem executar com muita eficiência, a função de um empreendedor ou gestor de negócios se torna uma das atividades mais recompensadoras da sociedade na era da transformação digital.

Por fim, o que destaca um empreendedor de sucesso é sua habilidade de inovação, de ver além do status quo e vislumbrar novas abordagens. Um dos maiores legados da Inteligência Artificial e machine learning pode ser a formação de uma nova geração de líderes de negócios. As organizações que perceberem e responderem com mais rapidez às oportunidades vão aproveitar as vantagens oferecidas pela IA.

(*) Jefferson Araújo é CEO da Showkase, plataforma de Social Commerce que reúne as melhores práticas do varejo para fazer o cliente comprar do jeito que quiser, quando quiser e em qualquer canal.

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