Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cidades da Suíça têm maior salário do mundo, diz estudo

27 ago 2009 - 11h54
Compartilhar

Trabalhadores em Zurique e Genebra, na Suíça, têm o salário líquido mais alto do mundo, mostra um estudo do grupo bancário UBS divulgado nesta quinta-feira, enquanto aqueles em Mumbai, na Índia, têm o mais baixo. No entanto, as cidades suíças também estão entre as cinco mais caras do mundo, de acordo com a versão de 2009 do estudo feito pelo banco em todo o mundo.

"Com seus salários brutos extremamente altos e com impostos relativamente baixos, a Suíça é um país bastante amigável aos seus trabalhadores", afirmou a pesquisa. "Nenhuma outra cidade permite que eles levem para casa mais salário ao final do mês do que Zurique e Genebra."

O estudo, publicado a cada três anos, compara o salário e o poder aquisitivo dos trabalhadores em 73 cidades ao redor do mundo, destacando amplas discrepâncias entre os rendimentos de diferentes regiões, e inclusive dentro do mesmo país.

As maiores desigualdades foram encontradas na Ásia. Tóquio está entre as cinco cidades mais caras do mundo, enquanto capitais de países em desenvolvimento como Malásia, Filipinas e Índia estão todas no pé da lista.

Oslo foi neste ano a cidade mais cara, com base em uma lista de 122 bens e serviços padronizados. Em seguida vêm Zurique, Copenhague, Genebra, Tóquio e Nova York. Quando os preços de aluguel são considerados, Nova York sobe para o primeiro lugar.

Entre os lugares mais baratos para se viver estão Kuala Lumpur, na Malásia, Manila, em Filipinas, e Délhi e Mumbai, na Índia. Mas a média dos trabalhadores em muitas dessas cidades, assim como em Jacarta e Nairóbi, recebe os menores salários do mundo, em uma faixa entre 11% e 15% do poder aquisitivo de um salário em Zurique.

"Um trabalhador de salário médio em Zurique e Nova York pode comprar um iPod nano da Apple após nove horas de trabalho. Do outro lado do espectro, trabalhadores em Mumbai precisam trabalhar 9 horas por dia durante 20 dias, quase o equivalente a um mês de salário", informou o estudo.

» Tóquio desbanca Moscou como cidade mais cara

» Executivo ganha R$ 3,26 mi por 112 dias

» Lula ganha 38 vezes menos que

líder mundial mais bem pago

» Dieese: salário mínimo deveria ser de R$ 2.045

Fonte: Invertia Invertia
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra