Chefe do Banco do Japão promete continuar elevando taxa de juros
O presidente do Banco do Japão, Kazuo Ueda, disse nesta segunda-feira que o banco central continuará a aumentar a taxa de juros se a evolução econômica e dos preços estiver de acordo com suas previsões.
A economia do Japão sustentou uma recuperação moderada no ano passado apesar do impacto sobre os lucros das empresas do aumento das tarifas dos Estados Unidos, disse Ueda em um discurso proferido para o lobby do setor bancário do país.
"É muito provável que os salários e os preços aumentem juntos de forma moderada", disse Ueda, acrescentando que o ajuste do grau de suporte monetário ajudará a economia a alcançar um crescimento sustentado.
No mês passado, o Banco do Japão elevou sua taxa de juros de 0,5% para 0,75%, o maior valor em 30 anos, dando mais um passo histórico para encerrar décadas de grande apoio monetário e custos de empréstimos próximos de zero.
Apesar dessa medida, os custos reais de empréstimos do Japão continuam profundamente negativos, com a inflação ao consumidor excedendo a meta de 2% do banco central por quase quatro anos.