Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cervejaria checa briga pelo nome Budweiser há 106 anos

19 dez 2012 - 06h27
Compartilhar

A cervejaria checa Budejovicky Budvar disputa com a gigante AB InBev os direitos exclusivos pelo nome Budweiser há 106 anos, segundo informa a agência Associated Press. E a batalha está longe de ser decidida, já que as conversas para um acordo teriam sido rompidas, de acordo com o diretor-geral da Budvar, Jiri Bocek. O último acordo entre as duas empresas foi em 1939, quando a Anheuser-Busch ficou com os direitos sobre o nome nos territórios americanos acima do Panamá.

No entanto, com a globalização, ambas companhias alcançaram novos mercados, traçando uma batalha que lembra jogos de tabuleiro. A cervejaria checa tem o direito exclusivo em 68 países, principalmente na Europa. De acordo com a agência, a gigante cervejeira não está contente, já que fica impedida de usar a marca Budweiser em grandes mercados como a Alemanha.

Para driblar o efeito legal, as empresas usam outros nomes - a AB Inbev vende seu produto como Bud em alguns países europeus, enquanto a empresa checa adota o nome Czechvar nos Estados Unidos, por exemplo. Segundo Bocek, a AB Inbev não aceita compartilhar o nome - o que já acontece no Reino Unido, onde um tribunal considerou que os consumidores sabem as diferenças entre as marcas e recusou apelação da gigante cervejeira neste ano.

As duas empresas têm motivos históricos para adotar a denominação. A cervejaria checa produz desde 1895 a bebida na cidade de Ceske Budejovice, que era conhecida antigamente como Budweis. De acordo com a empresa, a cerveja da região é chamada de Budweiser desde o século 13. Já a Anheuser-Busch começou a produzir a primeira cerveja americana em 1852 com o nome Budweiser.

A disputa legal pelo nome começou em 1906 e atualmente se estende em 61 processos em 11 países. Embora produza volume cerca de 270 vezes maior que a rival tcheca, a cervejaria americana tem mais derrotas - entre 2000 e 2011 a Budvar venceu 88 de 124 processos.

Cervejaria checa briga com a gigante AB InBev pelo nome Budweiser
Cervejaria checa briga com a gigante AB InBev pelo nome Budweiser
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra